Descarte correto de resíduos sólidos pode evitar alagamentos

29/12/2021 - Ana Clara Cabral

De janeiro até novembro de 2021, a Cagece retirou mais de 32 toneladas de resíduos da rede de esgoto

Com o início da pré-estação chuvosa em dezembro, a população de Fortaleza deve aumentar os cuidados com o descarte de resíduos. O excesso de lixo destinado indevidamente na rede é uma das principais causas de enchentes e extravasamentos da rede de esgotamento sanitário, além da propagação de diversas doenças. De janeiro até novembro de 2021, a Cagece retirou 32.438,92 toneladas de resíduos da rede de esgoto.

Para evitar os problemas mencionados, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) já ampliou as limpezas preventivas na rede, além de realizar campanhas educativas para os cidadãos. Para reduzir os efeitos nocivos ao meio ambiente e evitar o extravasamento da rede de esgoto são recomendadas ações como:

• Colocar o lixo na rua somente nos dias de coleta;
  • Não colocar lixo em terrenos baldios;
  • Praticar a coleta seletiva e descartar nos pontos de coleta (Ecopontos).

Clique aqui para conferir a localização de todos os Ecopontos da cidade.

Em casos de descarte irregular de lixo, a orientação é que a população denuncie pelo telefone 156 ou pelo aplicativo da Central 156.

Limpezas preventivas e desobstrução dos sistemas são realizadas diariamente pela Cagece, que encontra diversos materiais indevidos nas tubulações, tais como: sacos plásticos, garrafas pet, preservativos, tapetes, óleo, gordura, dentre outros.

Além do descarte inadequado de lixo, destinar de forma irregular as águas pluviais para poços de visitas da Cagece pode ocasionar uma sobrecarga quando as redes recebem a água da chuva. Segundo a Companhia, o sistema não foi dimensionado para esse tipo de material e também pode causar extravasamento em vias públicas.

Somente as equipes da Cagece podem manusear as tampas da rede de esgoto e fazer sua manutenção. É proibido lançar esgoto doméstico nas bocas de lobo ou bueiros, que são sistemas de gestão municipal, feitos para manejar apenas águas pluviais.

Campanha de Educação

Para conscientizar a população dos cuidados necessários durante a estação chuvosa na Capital, a Cagece realiza visitas domiciliares com entrega de materiais educativos e alertam a população sobre a melhor forma de destinar a água da chuva, contribuindo para um melhor funcionamento do sistema de drenagem.

Rede de esgoto X Rede de drenagem

A Cagece esclarece: a água das chuvas deve ser direcionada ao sistema de drenagem, que geralmente fica à beira das calçadas e é de responsabilidade das prefeituras municipais. Já a rede de esgotamento é responsável exclusivamente pela coleta do esgoto dos imóveis, que é direcionado para o tratamento. Esse sistema é identificado pelos poços com tampa de marcação da Cagece e devem ser manuseados apenas por técnicos da companhia.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Foto: Divulgação/Cagece