Ventos fortes aumentam risco de afogamentos nas praias, alerta Corpo de Bombeiros

28/12/2021 - Ana Clara Cabral

O tenente-coronel Giuliano Rocha fala dos cuidados preventivos para o período de férias.

Neste período de férias e celebrações de fim de ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) faz um alerta sobre o risco de afogamentos nas praias. Segundo o tenente-coronel Giuliano Rocha, devido aos ventos fortes ocorre o aumento da incidência de correntes de retorno e a arrebentação da praia se torna mais forte. Por isso, é necessário que os banhistas tomem alguns cuidados:

>>Nunca entrar no mar depois de ingerir bebida alcoólica, pois o álcool reduz os reflexos do banhista, que fica mais suscetível a se afogar;
>>Após as refeições, melhor evitar banho de mar, pois a pessoa pode passar mal e acabar se afogando.

Outro alerta é para possibilidade de cair em valas dentro do mar, sendo fundamental estar atento ao nível da água. “Água acima do umbigo é sinal de perigo. Se a água está no umbigo e você cai em uma vala (um buraco dentro do mar), a água vai para seu peito e você consegue sair daquele local. Se a água já está no peito e você cai numa vala, você pode ser levado pela correnteza e acabar se afogando”, alerta o tenente-coronel.

Além disso, Rocha lembra que é importante escolher áreas da praia onde estão os guarda-vidas para desfrutar do mar de uma maneira segura e prazerosa. “Eles sempre vão lhe orientar onde tem perigo e onde é o melhor local para banho, evitando áreas com valas e correntes de retorno”.

Salvamentos

Apenas no último final de semana, entre a sexta-feira (24) e o domingo (26), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram 12 vítimas de afogamentos em Fortaleza e em Caucaia, sendo a maioria na Praia do Futuro. Além dos resgates, 1.579 prevenções de afogamentos foram realizadas na faixa litorânea cearense.

Para as ações, o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) disponibilizou 52 guarda-vidas que foram distribuídos em 21 postos, além de sete quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e quatro motos aquáticas. As ações também tiveram apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento.

Foto: Evilázio Bezerra