Cidade da Criança reabre ao público e volta a ser opção de lazer em Fortaleza

22/12/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A obra foi orçada em cerca de R$ 10 milhões com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina

O parque Cidade da Criança, equipamento histórico de Fortaleza, localizado no Centro, voltou a ser opção para crianças e adultos que gostam de atividades ao ar livre. Com uma área de 27 mil m², o espaço recebeu novo piso acessível e drenante, iluminação em LED, mobiliários urbanos, paisagismo e áreas de praça. As obras fazem parte do programa “Juntos por Fortaleza”, que consiste no conjunto de ações integradas entre o Executivo Municipal e Estadual.

A Cidade da Criança também conta com novos espaços, como o Memorial da Liberdade; a Casa do Ciclista, com bicicletário e vestiários; o posto de vigilância para a Guarda-Municipal; além do setor administrativo e do apoio ao visitante. Para a criançada o equipamento oferece ilhas pedagógicas com brinquedos para incentivar a criatividade e as habilidades motoras das crianças.

Durante a entrega do novo espaço de lazer, o prefeito José Sarto (PDT) enalteceu a importância e simbolismo da Cidade da Criança para o Município de Fortaleza. “Devolvemos um espaço requalificado, que foi fruto da escolha do Fortalezense, e que tem como destaque as sete ilhas pedagógicas que oferecem às crianças atividades lúdicas”, disse.

Inaugurado em 1890 recebeu o nome de Parque da Liberdade em homenagem à libertação dos escravos. No primeiro centenário da Independência do Brasil recebe o nome de Parque da Independência; em 1936 é criada oficialmente a Cidade da Criança. Já em 1991 passa a ser protegida como patrimônio histórico e cultural da cidade de Fortaleza. Com a criação da Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI), passa a ser sede da Fundação, desenvolvendo atividades socioeducativas e festivas, bem como o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade.

Foto: PMF