Painel disponível no IntegraSUS apresenta perfil da população com deficiência

07/12/2021 - Rochelle Nogueira

O acesso a inclusão à Saúde foi um passo dado pelo Governo do Estado do Ceará com a disponibilização de uma ferramenta na plataforma IntegraSUS. O novo painel é resultado do Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência, que apontou 115 mil pessoas inscritas no sistema da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) até o momento.

Na página é possível ter acesso ao perfil da população cearense com deficiência, obter dados por Região ou Área Descentralizada de Saúde (ADS), por município e por tipo de deficiência, sendo elas: visual, auditiva, intelectual, física, mental.

A filtragem também possibilita o quantitativo de pessoas cadastradas por sexo e faixa etária, além de informações socioeconômicas deste grupo populacional. Salientando que a ferramenta possui Tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo o titular da Sesa, Marcos Gadelha, a nova ferramenta possibilita a gestão pública traçar estratégias e planejar ações junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O objetivo é promover uma saúde mais inclusiva para a população cearense com deficiência. “Com estes dados, a gestão municipal poderá saber, com mais detalhes, quais são as reais necessidades deste grupo e que tipo de atendimento será preciso”, afirmou Marcos.

Além das informações contidas no painel personalizado, será concedido aos gestores municipais responsáveis monitoramento específico dos dados. Com eles, os profissionais poderão ter acesso a dados específicos de cada cadastro realizado em seu município sendo suporte das equipes de Saúde da Família.

“Após a liberação do primeiro painel acessível do IntegraSUS, iremos trabalhar para nos tornarmos cada vez mais acessíveis à população”, disse a gerente de projetos da Sesa, Mariana Couto, enfatizando que outros produtos e ferramentas da pasta deverão ser adaptados para atender à demanda de toda a sociedade.

Como se cadastrar?

A população que se enquadra no perfil e que ainda não realizou a inscrição no Cadastro da Pessoa com Deficiência pode fazê-la na plataforma Saúde Digital. Vale ressaltar que as pessoas com mais de uma deficiência deve realizar um único cadastro informando todas as condições que apresenta. Os registros auxiliarão no planejamento e na organização dos serviços e demandas de saúde.

Com informações do Governo do Estado do Ceará.