Câmara entrega o Título de Cidadão de Fortaleza a Espedito Marcos de Sousa

02/12/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Espedito Marcos de Sousa (Marcos Sousa), nasceu no município de Ipaumirim e hoje é vice-prefeito daquele município.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (02), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao senhor Espedito Marcos de Sousa. A homenagem foi proposta através do Decreto Legislativo nº 973, de 03 de novembro de 2021, oriundo do projeto de decreto legislativo 0066/2021, de autoria do vereador Dr. Vicente (PT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

Em sua saudação aos presentes e ao homenageado, o Dr. Vicente disse ser esse momento muito importante por homenagear uma pessoa que tem trabalho prestado à cidade de Fortaleza. “Ele é um homem de família, tem 11 irmãos, é casado com Shirley e tem três filhos, Marcos, Márcio e Rebeca, uma família exemplar. Nos cargos públicos que exerceu sempre se mostrou preocupado com a população da periferia, mas nunca deixou de lado sua terra natal, tanto que é hoje vice-prefeito atuante de Ipaumirim,” frisou.

Disse que a homenagem é em decorrência de sua trajetória aqui em Fortaleza, onde estudou, formou família, ajudou milhares de pessoas a saírem da insegurança alimentar, deixando sua marca. “Ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores, é socialista e defende a melhoria da área social. Quero ressaltar que esse título foi aprovado por unanimidade pelos vereadores dessa casa, demonstrando o reconhecimento da sua trajetória. Marcos Sousa você agora é cidadão da cidade de Fortaleza”, enfatizou.

Após receber o Título de Cidadão, Marcos Sousa fez seus agradecimentos: “Quero expressar minha palavra de gratidão, trabalho, perseverança e amor e respeito ao próximo. Obrigado de coração ao Dr. Vicente por esse Título e os demais vereadores que me concederam. Fortaleza é uma cidade altamente politizada, não estaria aqui se não tivesse serviço prestado. Eu que nasci e me criei num município de 12 mil habitantes, hoje estou aqui sendo homenageado. Me deixa extremamente gratificado não só por mim, mas pela minha cidade de Ipaumirim. Como rapaz filho de pais pobres tive que começar cedo para vencer na vida, não foi fácil, mas com muito esforço e ajuda de Deus e a base e apoio de minha família, tive grande força de vontade de ser alguém na vida,” pontuou.

O homenageado disse que foi acostumando a pensar muito no dia de hoje, mais no que o de ontem e o de amanhã, “portanto senhores e senhoras cuidem desse dia, é a essência da própria vida. Nele está toda a verdade da nossa existência, pois o dia de ontem é apenas o passado e amanhã apenas uma visão. O ontem é lembrança e o amanhã a esperança. E por fim, eu prometo a Deus que continuarei me guiando bem e lutando sempre pelo mais justo para todos. Meu sentimento é de gratidão a todos que estão aqui e minha família. Um abraço a todos”, finalizou.

Mesa solene foi composta pelo vereador Dr. Vicente; deputado federal José Ayrton Cirilo; secretário de desenvolvimento agrário do Ceará, Francisco de Assis Diniz; prefeito de Ipaumirim, Wilson de Freitas; vice-presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), João Bosco de Macedo e pelo homenageado da noite, Espedito Marcos de Sousa.

Perfil

Espedito Marcos de Sousa (Marcos Sousa), nasceu no município de Ipaumirim-CE, em 21/01/1962. Filho de Manoel de Sousa Oliveira (Seu Manassés), agricultor e fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e da senhora Nilsen de Sousa Oliveira, Dona Nilsen, chefe de família. Passou sua infância e parte da adolescência realizando seus estudos primários e trabalhando junto aos onze irmãos no sítio Pitombeira na agricultura de subsistência, para ajudar na sobrevivência familiar. Em Ipaumirim, estudou no colégio Onze de Agosto, onde passou por bons momentos. Também nos anos 70 estudou no colégio Diocesano, em Cajazeiras-PB.

Em 1979 passou a residir em Fortaleza, capital cearense, no Bairro do Montese, tendo estudado a época no Colégio Estadual Paulo VI, oportunidade na qual concluiu o primeiro grau. De 1982 a 1984 fez curso técnico em agropecuária, em regime de internato, na escola agrícola de Pacatuba-CE. De 1986 a 1988 trabalhou no Aeroclube do Ceará como despachante de voo. De 1989 a 2004 trabalhou como representante comercial no ramo alimentício na periferia de Fortaleza, período em que pode conhecer de perto as dificuldades dos pequenos negócios. De 2005 a 2012 trabalhou na prefeitura de Fortaleza, na gestão de Luizianne Lins, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), experiência essa que lhe proporcionou conhecer as politicas públicas de desenvolvimento econômico e social.

Nesse período adquiriu vasta experiência na área de gestão de projetos, atuando como técnico coordenador de vários programas e projetos como, por exemplo, a Compra Antecipada com Doação Simultânea da Agricultura Familiar, uma parceria entre a SDE e a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

O programa, contribuiu com a escoação de produtos da agricultura familiar do estado, beneficiando um total de 145 associações de bairros de Fortaleza, atendendo ainda trinta mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. O programa estendeu-se, ainda, ao acompanhamento das famílias na periferia de Fortaleza que foram atendidas pelas entidades filantrópicas.

De 2010 a 2012, também pela SDE, coordenou e colaborou com o Núcleo de Apoio individual e as Categorias Produtivas dos Pequenos Negócios de Fortaleza, atendendo mais de sete mil pequenos empreendimentos e contribuindo para com que mais de dois mil saíssem da informalidade.

Em 2013 colaborou com a Confederação Nacional da Agricultura Familiar, atuando na prospecção da agricultura familiar do Ceará. Em outubro de 2013 fundou o Instituto Sementes da Sustentabilidade, entidade que surgiu com o propósito de trabalhar com a assistência técnica para agricultura familiar, e com o crédito rural, junto a Caixa Econômica Federal.

De 2015 a 2017 prestou serviços a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, exercendo o cargo de diretor técnico. Atualmente exerce o cargo de vice-Prefeito de sua cidade natal, Ipaumirim-Ce.

Foto: André Lima