Passaporte da vacina e Semana Municipal de Conscientização sobre o TDAH são destaques no Pequeno Expediente

01/12/2021 - Anna Regadas

Os vereadores ainda destacam outros assuntos como educação no trânsito, inauguração da Pracinha da Cultura no Ancuri e investimentos na Atenção Primária

Dr. Vicente (PT)

Registrando a manifestação realizada hoje na Câmara, por movimentos contrários ao passaporte da vacina em Fortaleza, o parlamentar reforçou o seu posicionamento favorável à obrigatoriedade do comprovante e defendeu a importância da vacinação da população, ainda mais com a identificação de casos no Brasil, da nova cepa Omicron.

“Hoje quando cheguei vi a manifestação e fiquei admirado e preocupado que ainda existem pessoas com essa mentalidade, com cartazes contra a vacinação, contra o passaporte. O cartão de vacinação tem que ser obrigatório mesmo. Se eu me vacino e o outro não, ele vai contaminar outras pessoas, ainda mais agora que apareceu essa nova cepa. Aqui no Brasil já tem dois casos, e diz que é mais agressivo. Temos que ser a favor da ciência e o exemplo era para vir de cima, do Presidente da República”, destacou.

Professor Enilson (Cidadania)

Destacou o projeto de sua iniciativa, que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Calendário Municipal de Fortaleza. De acordo com o parlamentar, o TDAH é um transtorno que aparece na infância e que pode ser identificado pela presença de alguns sinais, como falta de atenção, imperatividade e inquietude.

Professor Enilson defendeu a importância do diagnóstico, a fim de que a criança receba o acompanhamento devido de profissionais como neurologista, psicólogo, psicopedagogo e tenha o desenvolvimento pleno e natural. “É importante levarmos essa discussão no âmbito municipal para que possamos melhor ajudar as nossas crianças”, destacou.

Luciano Girão (Progressistas)

Destacou e parabenizou o prefeito Sarto Nogueira (PDT) pela inauguração na última terça-feira (30/11), da Pracinha da Cultura do bairro Ancuri. Construído em parceria com o Governo Federal e mantido pela Prefeitura de Fortaleza, o equipamento irá acolher um conjunto de ações intersetoriais, integrando atividades nas áreas da cultura, esporte, lazer, formação, qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e de inclusão digital.

O vereador ainda chamou atenção dos órgãos de trânsito para que intensifiquem as campanhas educativas de respeito aos ciclistas. “Que comecem pelos motoristas de ônibus, motoristas de aplicativo, taxistas e depois o usuário particular”, sugeriu.

Danilo Lopes (Podemos)

O vereador ocupou a tribuna para solicitar mais investimentos em 19 postos de saúde das Regionais 1, 5 e 6 de Fortaleza, que estão sob responsabilidade de uma Organização Social. Ele pede pela “valorização dos irmãos que fazem os serviços gerais e a vigilância”, terceirizados que trabalham nos equipamentos de saúde.

Foto: Jairo Oliveira