Câmara Municipal presta homenagem ao Movimento Empreendedorismo em Ação

30/11/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O movimento surgiu em oposição a lei que reajustou o valor do alvará de funcionamento em 2019.

Em atendimento ao requerimento 16/2021 de autoria do vereador Márcio Martins (PROS), aprovado por unanimidade por seus pares, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (30) Sessão Solene em comemoração ao Movimento Empreendedorismo em Ação do Município de Fortaleza. Segundo Márcio Martins, o movimento reúne empresários do município de Fortaleza que buscam melhorias para o desenvolvimento da economia local e maiores incentivos para atuação comercial. “Eles espontaneamente criaram o movimento Empreendedorismo em Ação, onde buscam desburocratizar a emissão de documentos, bem como, o pagamento de valores justos das taxas estabelecidas pelo Poder Executivo”, destaca.

A solenidade foi presidida pelo vereador Márcio Martins, em nome do presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT). Em sua saudação aos presentes, Márcio afirmou que a homenagem estava prevista para 2020, mas devido a pandemia foi adiada. “Eu queria fazer uma analogia desse movimento com o pós-guerra. Pois sempre que ocorreu guerra, o mundo teve uma melhora. A dor uniu as pessoas na pandemia e esse movimento foi unido contra a famigerada taxa do alvará. E deixou uma mensagem muito importante, o empreendedor desse país tinha o costume de dizer que não se envolvia com política e vocês mesmo pagaram e pagam um preço muito alto, mas esse movimento estartou na cidade. Em uma audiência pública tivemos mais de 500 empresários e de lá pra cá muita coisa evoluiu e deixou uma marca muito importante para a cidade, que essas pessoas acordaram e se precisar se reunirão de novo”, disse.

Em seguida falou o vereador Pedro França que disse que reconhecer o valor dos empreendedores, “chega de criminalizar o empreendedor. É uma grande honra estar aqui, é entendo que mesmo em lados opostos na política eu como vereador de situação e o Márcio de oposição, creio ser muito importante termos o mesmo pensamento de buscar políticas públicas que eliminem a burocratização e fortaleçam o empreendedorismo,” disse. O vereador Jorge Pinheiro também saudou os presentes “que de fato fazem com que nossa economia possa continuar fluindo e as famílias possam ter como se sustentar. Vocês sempre podem contar com o apoio dos vereadores”, frisou.

A vereadora Priscila Costa disse que defende a vida, por isso é contra o aborto e entende que a vida começa com a liberdade de viver, de produzir, de brilhar, de empreender. “Poucos têm essa condição de empreender e brilhar. A Bíblia diz, dai honra a quem tem honra. O brasileiro muitas vezes coloca o empreendedor em situação menor, mas a produção deve ser valorizada, o empreendedor que dá emprego, deve ser valorizado. Quando o Estado impõe o passaporte para entrar nos empreendimentos, cria uma segregação e o Estado do Ceará é a terra da Redenção”, disse.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados aos seguintes empresários: Valdemir Alencar Feitoza, Dr. Francisco Monteiro de Castro Júnior, Tatiana Rocha de Araújo, Jorge Luís Figueiredo Ramos Passamani, Manuel Trajano Junqueira dos Santos, Ricardo de Oliveira Rizzato, Daniel Gomes Soares da Silva, Paulo Sérgio Vasconcelos Pereira, Manuel Novais Neto, Kamila Fernandes Monteiro Barbosa, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, José Éverton Fernandes, Guilherme Palácio Bezerra Júnior, Maria Eliete Carolino (Iêda), Décia Cláudia de Carvalho Melo, Francisco Naugusto Freire Silva, Antônio Flávio de Matos Pontes, Rodrigo Saraiva Marinho, Carlos Eduardo Kaiper Cruz Câmara, Rodrigo Magalhães Nóbrega, Marcos Antônio Albuquerque Medeiros, Rodrigo Parente Alencar, Ednilton Gomes de Soárez e Afrânio Barreira Filho.

A palavra foi concedida ao empresário Luiz Gastão Bittencourt da Silva: “quero saudar a todos que fazem o Movimento Empreendedorismo em Ação, que surgiu no episódio dos alvarás que prejudicou muitas empresas. Em 1988 tivemos a promulgação da nossa constituição e o movimento municipalista trabalhou para os municípios pudessem receber mais recursos e a partir dai tivemos o prefeito Juraci Magalhães que passou a ter mais recursos que foi um período de muitas obras. Mas infelizmente o governo federal passou a criar mais taxas, como Confins e outras, e tirar recursos do setor empreendedor, chegando o momento de ficarmos sufocados sem poder pagar tantos impostos. O único consenso que se tem é tirar o máximo dos empresários. A tão sonhada reforma tributária que tanto esperamos não será mais discutida nesse governo. Não somos contra pagar impostos e taxas, mas seja de uma forma que não avilte nossos negócios, que possamos continuar empreendendo e gerando riquezas”, disse.

Ele pontuou que a empresa é o maior bem que o município tem e citou o exemplo de uma dona de casa que compra uma máquina de costura e passa a empreender e seu imóvel passa a ter cobrança de IPTU comercial. “Porque o município não cobra menos desses pequenos empreendedores. Fico muito feliz que na homenagem dessa noite estejam esses quatro vereadores que nos honram com seus mandatos. Nesse momento estamos vivenciando um momento de cobrança do passaporte. Todos nós somos a favor da vacina, dos cuidados sanitários. Mas os números hoje nos deixam tranquilos de fazer as coisas com planejamento, agora querer cercear a liberdade da pessoa de ter acesso ao comércio porque não tomou todas as doses, não concordamos. Não deixa de ser a transferência do Estado de um papel que não é nosso,” observou.

E finalizou: “que Deus nos ilumine para que retornemos à vida normal. Temos um trabalho de doação de alimentos na comunidade, mas encontramos dificuldades pois temos que pedir autorização de facções criminosas para entrar em determinados bairros. Que trabalhemos juntos para que essa cidade seja inclusiva e Fortaleza volte a ser a dos velhos tempos. Muito obrigado!” concluiu.

Compartilhando

Éverton Fernandes falou em nome dos homenageados e disse ser uma satisfação grande em fazer os agradecimentos em nome de todos. “Essa homenagem estamos compartilhando com todos os empreendedores de Fortaleza. Dizer que desde 2019 quando nós conhecemos o vereador Márcio Martins reconheço que ele tem se tornado uma voz do empreendedor aqui na Casa. E ele nos surpreendeu positivamente, pois vem do setor cultural e não empresarial, mas tem sido um grande aliado Baseado na palavra da vereadora Pricila Costa que liberdade é vida, eu defendo o estado onde haja liberdade de empreender, o chamado estado eficiente, precisamos de menos obstáculos e barreiras para poder gerar riquezas. Quero agradecer pela homenagem em nome de todos”, concluiu.

Mesa de Honra contou com as presenças do vereador Márcio Martins; do empresário Luiz Gastão, presidente da Fecomércio; do ex-deputado do Ceará, Tomás Filho; do vereador Pedro França (Cidadania); do vereador Jorge Pinheiro (PSDB) e da vereadora Priscila Costa (PSC).

Foto: André Lima