Câmara comemora o Dia do Personal Trainer e realiza a entrega da Medalha Ayrton Senna a José da Páscoa Madeira Neto

29/11/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Dia Municipal do Profissional Personal Trainer é comemorado no dia 29 de Novembro

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (29), Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal do Profissional Personal Trainer e para a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna ao treinador José da Páscoa Madeira Neto. As homenagens foram solicitadas pelo vereador Danilo Lopes (Podemos), através dos requerimentos 6604/2021 e 5236/2021, respectivamente. A sessão foi presidida pelo vereador Danilo Lopes, no ato representando o presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes e homenageados, Danilo Lopes destacou ser essa data significativa. Disse que eleito vereador foi dado por Deus a ele uma missão de trazer para a cidade de Fortaleza algo diferente. “Só o fato de continuar exercendo todas minhas atividades profissionais, mesmo sendo vereador, já é uma diferença. Fui eleito pelos amigos dentistas e educadores físicos, duas áreas que tenho graduação. Durante a pandemia vimos quanto a Educação Física precisava de ter voz, mas aqui vemos como é grande a luta. Nosso primeiro projeto foi aprovado em 20 dias, foi uma luta hercúlea, mas foi um projeto de mobilização feito de forma coletiva e a força que a categoria nem pensava que tinha, se apresentou”, comentou.

Ele citou a forma como a categoria foi tratada na época da pandemia pelas autoridades de saúde: “não nos reconheceram como profissionais de saúde nas prioridades da vacinação contra Covid-19. Fomos a luta, até que conseguimos que os profissionais que prestam atendimento e salvam vidas pudessem ser reconhecidos. Essa profissão trabalha com a prevenção como nenhuma outra trabalha, temos literatura que mostram que a educação física trabalha em todo o corpo. Temos que alardear o quanto é importante a nossa profissão. Vamos deixar de ser o patinho feio da saúde, temos que ser o cisne. Então pensei sobre as homenagens e vi que os que iniciaram esse processo, não poderiam ser esquecidos. Os que criaram o embrião do que é hoje o personal trainer, os que criaram o crossfit e os educadores das assessorias esportivas, que hoje é uma febre na Capital,” detalhou.

Destacou, ainda, que em Fortaleza, as pessoas estão sedentas por exercícios físicos. Danilo finalizou suas palavras afirmando que essa sessão é um chamamento para a luta pela categoria, pelo corporativismo e reafirmou seu compromisso de elevar o nome da Educação Física na cidade de Fortaleza.

Homenagens

Em seguida foi feita a entrega de certificados em comemoração ao Dia do Personal Trainer aos seguintes profissionais: Renné Mazza Cruz; Hélder Braide Lima; Rossman Prudente Cavalcante; Francisco Trindade Silva (Iko); Luís Eduardo Parente Santos; Renata Desirêe Beserra de Sena; Robson Alves de Oliveira; Vicente Matias Cristino; Evandro Martins; Fernando Luiz Pinheiro Landim (in Memoriam), representado por sua filha Sara Pinheiro Landim e Alexandre Monte de Lima.

Em nome dos homenageados se pronunciou o educador físico Rossman Prudente Cavalcante, “Sabemos que a educação física hoje tem mais visibilidade, uma coisa que aprendi, nunca baixei minha cabeça. Foi no Exército que descobri que queria ser educador físico, lutei pra ser. A homenagem foi para nós profissionais, mas quero estender essa homenagem às nossas famílias, que sempre acreditaram e minha esposa Carla, 30 anos comigo, que sempre acreditou. Quero estender aos familiares de cada homenageado”, frisou.

Recentemente disse que teve a oportunidade de apresentar um trabalho no fórum Adolfo Hebster, para tornar o ambiente da cidade mais ativo para as pessoas, e pesquisou se realmente existem mais pessoas fazendo educação física e viu um estudo do Ministério da Saúde, de 2012 a 2019 mostrando que o percentual de praticantes de educação física em horário de lazer aumentou em 8%. “Em 2012, Fortaleza era a 22ª capital em população praticante de lazer, em 2019 passou para a 14ª, essa foi uma evolução muito grande e parte da responsabilidade está aqui presente. Quero agradecer em nome dos homenageados essa solenidade”, concluiu.

O Dia do Profissional do Personal Trainer é comemorado no dia 29 de novembro. Segundo o vereador Danilo Lopes. a homenagem é justificada considerando que a busca por atividades físicas aumentou bastante nos últimos anos, especialmente após o surgimento da Pandemia. As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de realizar exercícios físicos. Não apenas por questões estéticas, mas principalmente pela qualidade de vida e exatamente nesse aspecto que se encaixa a importância do profissional Personal Trainer.

Mérito Desportivo

O fisiculturista José da Páscoa Madeira Neto, ladeado pelos vereadores Sargento Reginauro e Danilo Lopes, durante a homenagem (Fotos: André Lima)

Em seguida, foi feita a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna ao professor e fisiculturista José da Páscoa Madeira Neto, que ato contínuo fez seus agradecimentos. “Digo pra vocês que foi muito difícil, mas prazeroso. Comecei na maromba em 1961 com 11 anos no quintal de minha casa e comecei a treinar. Em 1963 entrei na academia, fui galgando experiência e o esporte praticamente não existia. Em 1975, tivemos o primeiro mister Ceará no Centro Social Urbano. Em 1978 tivemos várias conquistas e temos que agradecer o senhor Marcos Fernandes, que foi vereador dessa casa. Em 1987 levei a primeira mulher cearense a disputar o campeonato brasileiro. Em 1986 passei a ser dirigente e seguimos crescendo nesse esporte. A musculação é a base de todos os outros esportes. Quero agradecer ao vereador Danilo Lopes por essa homenagem e a todos presentes”, finalizou. Se pronunciou, ainda, o vereador Sargento Reginauro.

Perfil

José da Pascoa Madeira Neto, nascido em 04/09/1951, é um símbolo do fisiculturismo em todo o Brasil, modalidade que estreou no jogos Pan-Americanos em Lima no ano de 2019. Páscoa é o principal responsável pelo nosso estado, Ceará, se encontrar no hall da fama do fisiculturismo nacional, ocupando honrosos terceiros lugares de 1988 a 1991, um vice-campeonato em 1992 e um campeonato brasileiro em 1993, sempre a frente da Federação Cearense de Culturismo e Musculação.

No dia 16 de abril de 1984 fundou o Clube Podium de Musculação, entidade civil sem fins lucrativos, com a finalidade de realizar cursos, seminários, torneios, campeonatos e apresentações, berço dos maiores campeões do fisiculturismo cearense e em março de 1986, promovia seu primeiro campeonato. Em 1987, a Federação Cearense estava nas mãos de dirigentes que não estavam correspondendo as expectativas e Páscoa, ocupando o cargo de Diretor Técnico, sentia que podia fazer mais pela entidade e pelo esporte.

Com seu espírito empreendedor e apaixonado por tudo que envolve a musculação, viajou a São Paulo onde se reuniu com o então presidente da Confederação Brasileira, Sr. Eugênio Koprowski e mostrou interesse em lançar sua candidatura a presidência da Federação estadual. Em 1988 concorreu, venceu a disputa e assumiu a presidência da Federação Cearense e nos cinco anos seguintes levou nosso estado aos mais altos lugares do pódio da musculação brasileira, chegando a ganhar da IFBB, entidade que regula o fisiculturismo internacionalmente, o prêmio de melhor dirigente do Brasil.

Páscoa também foi responsável pela primeira edição do Campeonato Norte-Nordeste em maio de 1988, pela introdução da categoria de fisiculturismo feminino no Ceará, pelas primeiras premiações em dinheiro em seus campeonatos, pela divulgação do esporte na mídia local e nacional.

A Mesa Solene contou com as presenças do vereador Danilo Lopes; da presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região – Ceará, Sra. Andréa Benevides; Presidente do Sindicato dos profissionais de Educação Física, Jean Carlo Vidal dos Santos; 1º Vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física, conselheiro Jorge Henrique Monteiro; vereador Sargento Reginauro.

Fotos: André Lima