Piso salarial nacional da Enfermagem e combate à violência contra a mulher são destaques do Pequeno Expediente

25/11/2021 - Ana Clara Cabral

Os vereadores ainda destacaram outros assuntos como o Dia Nacional do Doador de Sangue e importância da conscientização sobre o descarte correto do lixo

Pequeno Expediente - Foto: Érika Fonseca

Gardel Rolim (PDT)

Sessão plenária Vereador Gardel Rolim Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O líder do governo parabenizou todo o corpo técnico da Enfermagem pela aprovação no Senado do piso nacional da enfermagem. “É algo importantíssimo para todo sistema de saúde, em especial o Sistema Público de Saúde do nosso país. Esse grupo de profissionais é essencial para o funcionamento de qualquer equipamento de saúde e ser valorizado, respeitado, é fundamental para que esse serviço tenha efetividade à população. Foi uma grande conquista, ainda precisa ser votado na Câmara Federal, e estamos torcemos para que em breve seja pacificado no Brasil e que as prefeituras consigam ter condições de aplicar.

O vereador ainda destacou o requerimento nº 76/21, de sua autoria, para a realização de audiência pública para apresentação dos resultados da pesquisa censitária do perfil da população em situação de rua. “É muito importante para quem faz política pública, para quem gerencia o Município, para quem cuida da Secretaria de Desenvolvimento Social, saber conhecer o problema para planejar a política pública. Pedimos que o secretário Cláudio Pinho que venha à Câmara Municipal para apresentar esses números no Parlamento para que a gente possa de alguma forma colaborar para que a política pública tenha sucesso, dando respeito e dignidade a essas pessoas.

Dr. Vicente (PT)

Destacou na tribuna a aprovação no Senado Federal, do Projeto de Lei (PL) que institui o piso salarial de enfermagem do Brasil, tanto do técnico quanto do auxiliar, além das parteiras. “Ontem foi aprovado o projeto de lei que circulava no Senado desde 2020, do piso salarial da categoria. O Conselho Regional do Ceará, Conselho Federal, Central Única dos Trabalhadores, os sindicatos em todo o país e os parlamentares desta Casa fizeram uma luta muito grande para que o piso salarial e a redução da carga horária de 40 para 30 horas fossem aprovados”, destacou.

Luciano Girão (PP)

Sessão plenária Vereador Luciano Girão Data: 11.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar destacou o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Ele falou que de 2019 para 2020, o número de doações caiu, o que o preocupou. “Sem o sangue a gente não consegue viver. A gente sabe que são inúmeros procedimentos que precisam, atendimento de urgência, cirurgias complexas. Se os nossos hemocentros não estiverem com o estoque preparado para isso, podemos perder vidas.

Na ocasião ele incentivou a doação e anunciou o projeto de lei de sua autoria, nº 646/21, que estabelece o Estatuto do Doador de Sangue de Fortaleza, estabelecendo direitos e deveres que buscam incentivar a doação no Município. Entre as iniciativas, ele sugere direito às filas prioritárias em órgãos municipais e pagamento de meia entrada no transporte público.

Cláudia Gomes (DEM)

Sessão plenária Vereadora Cláudia Gomes Data: 04.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Repercutiu visita realizada pela Comissão de Saúde da Câmara ao Frotinha do Antônio Bezerra, no último dia (23). O objetivo foi verificar a situação da unidade de saúde. Cláudia, presidente da Comissão de Saúde, destaca que ao lado dos vereadores Danilo Lopes (Podemos) e Paulo Martins (PDT), foram recebidos pela direção e conheceram de perto a problemática enfrentada pelo hospital com a alta demanda de pacientes. “O hospital tem um bom porte, mas não tem a quantidade necessária de equipes de profissionais”, disse.

A vereadora destacou que um dos problemas mais graves é a situação de pacientes com traumas mais complexos que chegam na unidade e precisam ser transferidos. Cláudia informou que o Frotinha conta com 123 pacientes aguardando transferência para outros hospitais de especialidade e espera que a Central de Regulação de Leitos possa agilizar essas transferências. Relatou ainda que já entrou em contato com a SMS para tentar solucionar essa demanda.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 11.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O vereador também repercutiu a visita da Comissão de Saúde ao Frotinha do Antônio Bezerra. Para Danilo, o principal motivo da grande demanda de atendimento da unidade é o não funcionamento do Frotinha da Messejana. O parlamentar sugeriu que pacientes do sexo feminino possam ser transferidas para o Hospital da Mulher.

Sargento Reginauro (PROS)

Sessão plenária Vereador Sargento Reginauro Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Sargento Reginauro (PROS) trouxe ao Parlamento Municipal a importância dos investimentos em Segurança Pública. “Precisa de uma ação conjunta de todos os poderes constituídos. E nós sabemos que a questão da iluminação pública é fator preponderante”, disse.

Prof. Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou o trabalho realizado pelas equipes de limpeza e conservação de Fortaleza. Relatou que presenciou um episódio, onde logo após o caminhão de coleta de lixo realizar a limpeza de uma área do Bom jardim, um cidadão descartou entulho no mesmo local.

O vereador aproveitou para chamar atenção da população para colaborar com a limpeza pública. Na ocasião, ressaltou que entrou com um projeto de indicação para solicitar que todas as secretarias municipais possam realizar campanhas de conscientização da população sobre o descarte correto de lixo e entulho. “É importante que a população faça sua parte e tenha consciência sobre a limpeza de nossa cidade”, pontuou.

Adriana Nossa Cara (Psol)

Em seu pronunciamento destacou a visita do coordenador de igualdade racial de Fortaleza, Sérgio Granja, que veio ao parlamento solicitar apoio para fortalecer o Centro de Referência de Igualdade Racial, inaugurado em 2020 e que até agora não foi nomeado a equipe para aquele Centro.

A vereadora ainda destacou as comemorações do Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra à Mulher, celebrado neste dia 25 de novembro, que tem como propósito denunciar os diversos tipos de agressões que mulheres sofrem em decorrência do gênero e exigir políticas públicas necessárias para prevenção, diminuição e erradicação dessa problemática que atinge muitas vidas.

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo maia Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O petista enfatizou o Dia do Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, marcado em 25 de novembro. “Já no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, houve recorte no debate sobre a violência contra as mulheres negras”, falou.

“Neste dia (25), se lança a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. A campanha ‘Una-se pelo fim da violência contra as mulheres e meninas’, destacando as causas, implicações e as consequências das diversas formas de violência”, anunciou.

Foto: Érika Fonseca