Comissão de Meio Ambiente aprova indicação do Projeto Cidade da Gente no Planalto Vitória

25/11/2021 - Ana Clara Cabral

Ocupação do espaço público, lazer e oferta de serviços públicos mais pertos da população são os objetivos

A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente aprovou, na manhã desta quinta-feira (25), a sugestão do vereador Antônio Henrique (PDT), através da indicação nº 24/2020, que propõe implantar o Projeto Cidade da Gente na Comunidade do Planalto Vitória, no bairro Canindezinho.

As ruas Martins de Lima e Euclides Paulino Barroso foram as indicadas para sediar o projeto que oferece apresentações de grupos musicais de outras intervenções artísticas, oficinas profissionalizantes, doação de mudas de plantas regionais, exames e orientações de saúde, além de outros serviços públicos disponibilizados pelas unidades móveis da Etufor e AMC, como solicitação do Bilhete Único, Cartão do Idoso e emissão de credenciais para vagas especiais.

O Projeto Cidade da Gente é uma parceria desenvolvida com a iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, com a finalidade de estimular as alternativas aos modais rodoviários através do uso do espaço público pelas pessoas e famílias, dando prioridade à ocupação de pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas.

Segundo o vereador, “a ideia é que a comunidade conheça a intervenção e participe das discussões sobre o novo desenho urbano para a área que oferece mais condições de segurança para os usuários mais vulneráveis das ruas, além de garantir mais espaço para o lazer e o convívio urbano”.

Visita à área do Cocó afetada pelo incêndio

Os vereadores confirmaram uma visita da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Fortaleza junto ao Ministério Público, membros da Comissão de Meio Ambiente da OAB-CE e membros da Comissão de Proteção Animal da OAB-CE ao local recentemente afetado pelo incêndio, no parque do Cocó, próximo à avenida Murilo Borges. Na reunião de hoje, estavam presentes os vereadores Bruno Mesquita (PROS), Didi Mangueira (PDT), Cláudia Gomes (DEM), Luciano Girão (PP) e Gabriel Aguiar (Psol).

Veja outros projetos aprovados na pauta da Comissão:

• Indicação nº 0486/2020, de autoria do Ver. Gardel Rolim (PDT), que dispõe sobre a regularização fundiária do Conjunto Jardim Violeta, localizado no Barroso.
  • Indicação n° 0881/2021, de autoria do Ver. Júlio Brizzi (PDT), que dispõe sobre a regularização fundiária dos imóveis situados no açude João Lopes, localizado no bairro Ellery.
  • Indicação n° 0428/2020, de autoria do Ver. Ronivaldo Maia (PT), que garante aos motoristas e fiscais de transporte complementar alternativo a gratuidade no acesso ao embarque nos transportes regulares coletivos urbanos em Fortaleza.
  • Indicação n° 0495/2018, de autoria do Ver. Jorge Pinheiro (PSDB), que indica a retificação das informações contidas na descrição do itinerário da linha de ônibus 130, a fim de substituir a denominação Polo de Lazer por Marco Zero.
  • Indicação° 1138/2021, de autoria do Ver. Antônio Henrique (PDT), que dispõe sobre a implementação do Projeto Micro Parque no entorno do canal do Conjunto Esperança, em Fortaleza.
  • Indicação n° 0477/2021, de autoria do Ver. Lúcio Bruno (PDT), que dispõe sobre a regularização fundiária dos imóveis situados na comunidade área verde II, localizado no bairro Genibaú.
  • Indicação n° 0202/2020, de autoria do Ver. Antônio Henrique (PDT), que dispõe sobre medidas a serem implementadas por supermercados e estabelecimentos congêneres durante o período da pandemia da covid-19 em Fortaleza.
  • Indicação n° 0071/2021, de autoria do Ver. Márcio Martins, que dispõe sobre a prorrogação do calendário de realização de vistorias do transporte remunerado privado de passageiros previsto na lei municipal nº 10751/2018 e lei nº 11021/2020.
  • Requerimento n° 7216/2021, de autoria do Ver. Márcio Martins, para a realização de audiência pública para tratar do transporte de pessoas em seus mais diversos modais, no entorno do aeroporto de Fortaleza.

Foto: Jairo Oliveira