Aluguel social Maria da Penha e investimentos na cidade são destaques na tribuna da Câmara

24/11/2021 - Adriana Albuquerque

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 24, parlamentares falaram sobre ações na saúde, esporte, meio ambiente e educação

Larissa Gaspar (PT)

Sessão plenária Vereadora Larissa Gaspar Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou as ações realizadas ao longo de 2021 pautada pela melhoria da qualidade de vida da população, principalmente com ações . A parlamentar reforçou o apoio às mulheres em situação de violência com a instituição do aluguel social, proposta aprovada na Casa e apresentada por indicativo de sua autoria. “Nós aprovamos na Casa essa indicação de minha autoria que é o aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica, que hoje se transformou numa politica pública da cidade de Fortaleza”, ressaltou Larissa.

Outra iniciativa destacada pela vereadora foi o programa “Menstruação sem tabu”, que garante a distribuição de absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social. A parlamentar falou ainda do ato de apoio a família de Alana Oliveira no Dia Internacional de Combate à violência contra a Mulher, celebrado amanhã, 25 de novembro.

Danilo Lopes (Podemos)

Repercutiu na tribuna a situação dos terceirizados de serviços gerais e segurança que prestam serviços na atenção primária em Fortaleza. Segundo o vereador, os profissionais estão com atraso no salário do mês de outubro e ainda não receberam a cesta básica, situação que já informada à SMS. Danilo falou ainda sobre a necessidade de concurso público para a área da saúde.

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo Maia Data: 11.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Repercutiu as celebrações do Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20. “As ruas do Centro da cidade estiveram literalmente preenchidas da energia do nosso povo negro”, disse. O vereador ainda destacou que seu mandato promoveu no último domingo 21, o Festival Sankova: educação, cultura e resistência negra, realizado em um espaço na Av. da Universidade, que contou com rodas de conversas para debater a temática contra o racismo.

Gabriel Aguiar (PSOL)

Falou sobre a proposta de Orçamento para 2022, com destaque para os investimentos na área ambiental. O parlamentar ressaltou a ferramenta disponibilizada pelo seu mandato “Fortaleza Verde Monitora”, que apresenta uma análise orçamentária dos investimentos na cidade fazendo um comparativo entre os segmentos contemplados na LOA. Gabriel Aguiar convidou o fortalezense para acompanhar as movimentação dos recursos na cidade.

Jorge Pinheiro (PSDB)

O parlamentar destacou questões relacionadas em defesa da vida. Jorge Pinheiro ressaltou a Macha pela Vida, que adotou um formato diferente, com visitas em instituições do movimento pró-vida. “Temos instituições que ofertam suporte as gestante que não estão sendo acompanhadas pela famílias e seus companheiros”, apontou o parlamentar frisando a atuação da Casa Luz e o projeto Chama.

Dr. Luciano Girão (Progressistas)

Sessão plenária Vereador Luciano Girão Data: 11.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Ocupando a tribuna da Casa destacou as comemorações e decorações natalinas em diversos pontos da cidade. O parlamentar sugeriu que a Secretaria de Cultura do Município realize as ações em praças da cidade voltadas para as festividades do Natal.

Léo Couto (PSB)

VEREADOR LÉO COUTO

Elencou diversas ações realizadas pela Prefeitura de Fortaleza para a melhoria da cidade, com a entrega da Areninha do bairro Pedras, contabilizando quase 100 equipamentos inaugurados. Léo Couto ressaltou o reconhecimento do trabalho do município no rastreamento de casos de Covid-19 no Prêmio Nacional do Ministério da Saúde apontando a cidade como referência em vacinação e tratamento de casos da doença.

O vereador ainda destacou a entrega de mais um “Ponto do Entregador”, desta vez no bairro Meireles, que oferece um ponto de apoio e descanso para motociclistas. Léo falou ainda da inauguração do Centro de Educação Infantil – CEI, na Sapiranga.

Dr. Vicente (PT)

Sessão plenária Vereador Dr. Vicente Data: 25.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Convidou a população para audiência pública na próxima sexta-feira, 26, sobre a política de saúde mental durante a pandemia. Para o debate, segundo o parlamentar, foram convidados representantes da gestão municipal e de equipamentos de saúde mental, Ministério Público e Defensoria. “A saúde mental diante da pandemia precisa que que o poder público federal, estadual e municipal olhe com bons olhos, pois o n´úmero de pacientes vai aumentar”, apontou Dr. Vicente.

Foto: Jairo Oliveira e Érika Fonseca