Solenidade homenageia Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará

23/11/2021 - Ana Clara Cabral

Durante o evento também foi realizada uma homenagem póstuma à ativista Thina Rodrigues, que faleceu em junho do último ano, vítima de Covid-19

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nessa segunda-feira (23), uma sessão solene em celebração aos 20 anos da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (Atrac). O evento aconteceu por meio de requerimento da vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) e contou com a participação de outros coletivos.

Também foi feita uma homenagem póstuma à ativista Thina Rodrigues, que faleceu em junho do último ano, vítima de Covid-19. Thina Rodrigues foi co-fundadora da Associação, pioneira da causa no estado do Ceará. A travesti se tornou símbolo de luta contra preconceitos e discriminações.

A Adriana Nossa Cara falou da importância de trazer esse marco da visibilidade trans para a Câmara Municipal: “ter o registro civil é o primeiro passo para a cidadania. Que essas pessoas possam, a partir disso, serem inseridas nas políticas públicas. Mas, infelizmente, o cenário é desolador. Nós temos uma Capital muito preconceituosa, muito perversa, e esse preconceito muitas vezes gera discursos de ódio que matam e violentam as pessoas trans”.

Assista a matéria da TV Fortaleza:

Foto: Evilázio Bezerra