Legislativo concede Medalha dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara ao projeto Macarrão Amigo

23/11/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terç-feira (23), Sessão Solene para a entrega da Medalha dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, ao projeto Macarrão Amigo Fortaleza Cidadãos. A comenda foi proposta pelo vereador Pedro França (Cidadania), através do requerimento 2532/2021, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Segundo o parlamentar a honraria é justificada pela relevante e reconhecida contribuição do projeto em combate à fome durante a pandemia.

“É com muita alegria que homenageio por meio desta Casa Legilativa o projeto Macarrão Amigo com a Medalha em defesa dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara, essa importante comenda reconhece o mérito de pessoas e entidades que têm se destacado na Capital por relevantes ações e serviços prestados aos movimentos filantrópicos e humanitários, desempenhando um papel importante na defesa dos Direitos Humanos.

Pedro ressaltou que a iniciativa existe a pouco mais de um ano e ainda continua sendo ampliado. Parabenizou os idealizadores, participantes do projeto e os companheiros de cozinha. “É uma iniciativa tão nobre em tempos tão difícieis. Parabenizo os amigos e idealizadores como também presto homenagem especial aos companheiros de cozinha. O meu reconhecimento a toda dedicação, a todos que tornaram possível esse trabalho ser realizado, ainda mais pela sesiblidade de continuar ampliando esse projeto que ganha cada vez mais adeptos, estimulando a sociedade civil em uma grande ação solidária”, afirmou o vereador

Representando o projeto Macarrão Amigo, Freitas júnior falou emocionado sobre como é receber uma comenda do poder Legislativo com o nome de Dom Hélder Câmara. O “amigo solidário” lembrou que o projeto surgiu da vontade de ajudar as pessoas carentes e juntar os amigos, mas que depois o Macarrão Amigo virou uma família.

“Foi formalizado uma quarta-feira de amor, carinho e solidariedade (fazendo referência ao dia que o grupo distribui os alimentos). As vezes eu olho para trás e vejo aquele dia frio, a cidade triste, estavamos em um lockdown, mas todo mundo se propôs a ajudar na ação. Foram 87 edições e quantas pessoas com fome nós não demos de comer”, disse Freitas Júnior.

A sessão foi presidida pelo vereador Pedro França, representando no ato, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT). Compuseram a mesa o secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Cláudio Ricardo Gomes de Lima; Freitas Júnior, Izabela Fiúza e Itaquê Figueiredo, idealizadores do projeto Macarrão Amigo.

Conheça o projeto “Macarrão Amigo

O projeto Macarrão Amigo tem à frente os amigos Freitas Júnior, Izabela Fiúza, Wladmir Ponte, Willfridy Mendonça, Lídia Oliveira e Letícia Studart, que proporcionam semanalmente refeições de qualidade destinadas as pessoas em situação de rua e associações com distribuição em comunidades carentes, como forma de resgatar a dignidade e a esperança dos beneficiados.

A ação acontece todas as quartas-feiras e já foram entregues em 55 ações até o momento. São mais de 150.000 mil itens, sendo eles: refeições, sucos, frutas, águas, bolos. 0 grupo que compõe o projeto social tem como meta expandir cada vez mais, tornando esse tempo de exercício apenas o começo dessa jornada.

Os parceiros para a sobrevivência do projeto até aqui säo eles: M Dias Branco, J Macedo, Indaiá, Friboi, Boi&Cia, Tallis Jóias, Casa Linda Flor, Mareiro Indústria de Alimentos, Sistema Fiec, Republic Paradise, Água de Coco, Casa do Frango, Eunicio Oliveira, Senza Frontiere, Villa Itália Brasil, Laguna laticínios, Pizza Hut Fortaleza, Tropicassia, Fruta Brasil, Acquamil, Tijuca, Max Câmara, Advogados, ELLO carnes, Corpvs, Mercadinho Sao Luis, Cagece, Bs par, Sítio Barreirinha, Moinho Santa Lúcia, Biscoitos Vanderkamp, Arroz Tio João, Precioso, Alimentos, Minalba, Balcony Bistrô, La maison, Lindival de Freitas Jr Advogados, L5 Assessoria, G Marketing junto ao Carlos Gama.

Confira a sessão solene de entrega da Medalha Dom Hélder Câmara ao projeto Macarrão Amigo

Foto: André Lima