Câmara realiza solenidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra

23/11/2021 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira, 23, sessão solene para homenagear entidades e personalidades do movimento negro, por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra. O momento foi proposto pela vereadora Larissa Gaspar (PT) por meio do requerimento nº 0064/2021.

Larissa Gaspar (PT) destacou o compromisso do seu mandato na luta pela visibilidade racial e na afirmação da consciência negra. “É uma alegria poder realizar esse momento em benefício desses guerreiros e guerreiras que tem lutado contra o racismo e pela igualdade racial. Essa sessão é alusiva ao Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro, data que marca o assassinato de um grande guerreiro do povo negro, Zumbi dos Palmares. Nós selecionamos cinco pessoas de instituições que tem uma atuação reconhecida contra o racismo no Ceará e que atuam em defesa das leis nº 10.638 e 15.645 que tratam do estudo da cultura, do afro-indígena nas nossas instituições de ensino”, declarou a vereadora.

O momento prestigiou a trajetória no movimento negro dos educadores Joelma Gentil do Nascimento; José Hilário Ferreira Sobrinho; Jacqueline da Silva Costa; Francisco Antônio Ferreira Lopes; e a Editora Dinâmica, representada por Davi Moreira Medeiros.

A coordenadora de Política de Igualdade Racial no Estado, Martir Silva, reforçou o significado da homenagem que reconhece a luta e a resistência do povo negro. “O notório saber demonstra o quanto o povo negro é importante com sua força, seu trabalho, na construção do nosso país. Nós estamos bem representados por esse conjunto de saberes presentes nesta solenidade, que pensam sobre nossa história, nossa luta e nosso futuro, e por uma sociedade mais igualitária e com mais equidade para o povo negro no Brasil”, disse a coordenadora.

Com um discurso emocionado, a professora Jaqueline da Silva relembrou a sua trajetória e contou das dificuldades enfrentadas devido a sua cor. “Hoje o sentimento é de gratidão. Eu luto desde o dia que nasci, pois sou negra, mulher e professora. Sou filha de um preto carpinteiro e de uma mãe que ganhava a vida lavando roupa. Vim de uma família de negros que sempre me protegeu e me encorajou. Sou do movimento negro, de mulheres e hoje estou na UNILAB”, revelou a professora.

Mini currículo dos homenageados:

• Joelma Gentil do Nascimento, mestra em Educação Brasileira (UFC), ex-coordenadora pedagógica do Programa Interministerial Mais Educação,(SME Fortaleza) ex-técnica na Coordenadoria do Ensino Fundamental (Célula do Desenvolvimento Curricular, EJA e Diversidade) (SME Fortaleza), ex-Professora e Coordenadora Pedagógica da EMEIF Jornalista Blanchard Girão, membra da Coordenação Nacional da Campanha Fazer Valer as Leis, Membra do GT Nacional de Formação Política Negra e dos Povos originários da Campanha Fazer Valer as Leis, Coordenadora de Políticas Educacionais do MNU no Ceará e vice-presidenta da Academia Afrocearense de Letras AAFROCEL.
  • José Hilário Ferreira Sobrinho, graduado em Ciências Sociais e mestre em História Social pela UFC. Professor da UniAteneu do curso de Serviço Social. É pesquisador da história e cultura negra do Ceará. Conselheiro da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileira e Saúde (Renafro-Ce). Membro do Instituto de Formação José Napoleão.
  • Francisco Antônio Ferreira Lopes, conhecido como KIM LOPES, é coordenador estadual do Movimento Negro Unificado, ex-coordenador do Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial. Militante Do Movimento Negro Social Desde 1987. (Membro Fundador Do Grupo Filhos Da África e Membro fundador do MNU – Ceará). Atualmente é assessor sindical do Sindicato APEOC.
  • Jacqueline da Silva Costa, educadora, feminista preta, militante, pantaneira e escritora. Como mestre em Educação e doutora em Sociologia há 16 anos tem dedicado estudar trajetórias de vida de estudantes negras (os), desigualdades raciais, racialização da experiência, racismo e políticas de ações afirmativas. Professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab/Ceará) do curso de Pedagogia e do curso de bacharelado em Humanidades. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Alteridade da UNEMAT. Foi vice-coordenadora do Grupo de Trabalho que formulou o Programa de Ações Afirmativas na Unilab. Membra Fundadora do Neaabi-Unilab (Núcleo de Estudos Afrobrasileiro, Africano e Indígena da Unilab).
  • Davi Moreira Medeiros da Editora Dinâmica.

Foto: Evil´ázio Bezerra.