Atendimento da Sefin na Central da Cidadania orienta contribuintes sobre tributos, taxas e regularização fiscal

19/11/2021 - Marcelo Raulino

Central da Cidadania

A Central da Cidadania vereador José Iraguassú Teixeira conta com um guichê de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O serviço tem por objetivo orientar o contribuinte da Capital com relação aos tributos, taxas e diversos outros procedimentos que podem ser realizados via online.

Segundo a servidora da Sefin, Tattyanna Diogo, que realiza os atendimentos na Central da Cidadania, o objetivo é facilitar a vida do contribuinte e dar agilidade à resolução de suas demandas. “A maioria dos serviços hoje pode ser feita pelo sistema e-SEFIN que se encontra no site da Secretaria (https://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/), mas as vezes as pessoas não sabem como proceder. Vindo aqui na Central nós auxiliamos para que haja agilidade nos processos”, diz.

Na Central, Tattyanna orienta os contribuintes com relação aos impostos, como IPTU, ISS, ITBI, sobre certidão negativa de tributos municipais e credenciamento no e-SEFIN. “É preciso estar cadastrado para ter acesso aos serviços online. No sistema o contribuinte pode resolver suas demandas no conforto do seu lar. Aqui podemos emitir boletos (DAM), dar entrada em processos sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), emitir Nota Fiscal Avulsa, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); Certidão Negativa de Tributos Municipais (para contribuintes sem pendências) e também auxiliar no cadastro do Portal de Serviços do Contribuinte (e-SEFIN),” pontua.

Para ser atendido no posto da Sefin da Central da Cidadania, o contribuinte deve realizar agendamento através do portal cmfor.ce.gov.br, na aba “Central da Cidadania”, localizada no topo da página, ou clicando diretamente aqui. No dia do atendimento deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

Serviço – Central da Cidadania

• Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas;
  • Agendamento: http://apps.cmfor.ce.gov.br/central-da-cidadania/#/public/schedules;
  • Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante;
  • Mais informações: 3444-8444

Veja quais os serviços que o guichê da Sefin da Central da Cidadania dá orientações aqui

Foto: Evilázio Bezerra