Fortaleza registra redução de 53% no número de mortes por acidentes de trânsito, aponta AMC

16/11/2021 - Anna Regadas

A média registrada pela Autarquia Municipal de Trânsito entre os meses de agosto a outubro de 2021 foi a menor dos últimos 20 anos

Trânsito - Mateus Dantas

A cidade de Fortaleza teve o menor número de mortes no trânsito entre agosto a outubro dos últimos 20 anos. É o que aponta o levantamento feito pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A média do trimestre era de 83 óbitos; mas em 2021, foram registradas 39 mortes por acidentes de trânsito no período, o que representa uma redução de 53%.

Outubro deste ano também foi o menos violento para o mês em 20 anos. Foram registradas 13 mortes ocasionadas por sinistros de trânsito, uma redução pela metade no número de óbitos se comparada à média de 27 mortes registradas para o mesmo mês em anos anteriores.

No mês de setembro, também houve redução, com o registro de onze óbitos, o que representa uma redução de 60%. Cerca de 25 pessoas perderam a vida, em média, nos meses de setembro desde 2001. A expectativa é que 2021 seja o sétimo ano consecutivo de redução de mortes em sinistros de trânsito. O ano registra até o momento 155 óbitos.

De acordo com o órgão, a redução da violência no trânsito se deve a política de segurança viária da cidade, que envolve ações de educação, a diminuição da velocidade nas vias para 50 km/h e a fiscalização preventiva. Além disso é feito um monitoramento dos dados que auxiliam no planejamento e na tomada de decisões.

“A Prefeitura de Fortaleza faz o acompanhamento de todas as pessoas que perdem a vida no nosso trânsito. Há mais de 20 anos temos um banco de dados que compila todas as informações, com análise estatística mês a mês, para que consigamos planejar e executar ações para evitar que mais pessoas sejam vítimas, tanto feridas quanto fatais em sinistros aqui na Capital”, aponta a superintendente da AMC, Juliana Coelho.

Perfil das vítimas

Os condutores de motocicletas continuam sendo os mais vulneráveis no trânsito de Fortaleza. Em outubro, sete usuários de motocicletas morreram no período, o que equivale a mais da metade (53%) das mortes, resultado semelhante aos meses anteriores. Os outros sinistros envolveram três pedestres (23%), dois ocupantes de carro (16%) e um ciclista (8%).

Para diminuir esses índices a AMC oferta gratuitamente o curso de pilotagem segura para motociclistas. A formação tem como meta desenvolver habilidades na condução do veículo para enfrentar qualquer situação no trânsito e estimular um comportamento mais seguro para que não se envolvam em sinistros.

A intensificação da fiscalização nas ruas também está mantida. Para aumentar a segurança viária, a operação Saturação pela Vida, parceria com a Guarda Municipal de Fortaleza e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), realizou 17.842 abordagens em outubro. Essas blitzes resultaram em mais de 3 mil condutores submetidos aos testes de alcoolemia, sendo 26 testes positivos e 167 recusas, o que indica ingestão de álcool.

Leia também: Vias com velocidade de 50km/h reduzem em 64% o número de mortes.

Foto: Mateus Dantas