Vereador Gabriel Aguiar representa a Câmara Municipal de Fortaleza na COP-26

12/11/2021 - Rochelle Nogueira

A Cop-26 ocorre desde 31 de outubro e encerra nesta sexta-feira, 12. Durantes duas semanas a pauta sobre o meio ambiente reforçou a necessidade de ações imediatas na contenção das ações climáticas para o planeta

A Câmara Municipal de Fortaleza conta com a representação do vereador Gabriel Aguiar (PSOL) na COP-26, Conferência das Nações Unidas. O evento trata com os principais líderes mundiais sobre as mudanças climáticas e busca estipular metas que minimizem a emissão de gases do efeito estufa. A COP-26 acontece na cidade de Glasgow, na Escócia.

Na Conferência, o vereador Gabriel Aguiar esteve juntou a outros representantes no debate que define o futuro do planeta e da humanidade. Vale ressaltar que o encontro acontece em meio a uma grave problemática do aquecimento global e tem como meta fechar acordos mundiais para a diminuição da emissão de gases .

“Estamos no último dia da COP-26. Foram duas semanas de intensos debates no evento e nós estamos aqui representando o legislativo de Fortaleza. Tive a oportunidade de conversar com governadores, prefeitos, deputados federais, estaduais e vereadores de várias cidades pra gente construir uma agenda climática no Brasil. Temos inúmeros desafios, pois segundo o relatório emitido pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas o planeta terra já aqueceu 1,1º celsius e se ultrapassarmos 1,5º celsius as consequências serão muito severas podendo colocar toda a cadeia terrestre em colapso”, disse o parlamentar.

Para Gabriel Aguiar o País chega à Conferência Internacional com baixa confiança das atenções internacionais já que o Brasil tem batido recordes no desmatamento. O país se comprometeu no evento em reduzir 50% da emissão de gases até 2030.

“É uma meta ainda muito baixa para capacidade do Brasil. Para o tamanho da demanda é necessário zerar 100% dos gases, devido a situação crítica que nos encontramos. Há interesses diversos e eles entram em conflito e daí a complexidade de uma política internacional sobre o tema”, apontou o vereador.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a COP26 termina nesta sexta, após duas semanas de evento, mas as negociações sobre o acordo final devem prosseguir pelo fim de semana, devido às divergências registradas .

Foto: Divulgação