Infraestrutura das Unidades de Saúde e vacinação contra a Covid-19 foram os destaques do Pequeno Expediente

11/11/2021 - Ana Clara Cabral

Os vereadores também debateram temas nas áreas da economia, saúde mental, habitação e esporte

Paulo Martins (PDT)

Repercutiu a visita da Comissão de Saúde e Seguridade Social na última terça-feira, 9, em duas Unidades de Atenção Primária de Saúde (UAPS), posto Guiomar Arruda no Pirambu, e a Unidade Maria Aparecida Lima de Almeida no Vila Velha. A iniciativa faz parte de um cronograma de visitas produzido pelo colegiado para fiscalizar as estruturas das UAPS. A Comissão vai percorrer as 117 Unidades de Fortaleza.

Sobre os equipamentos visitados, o vereador afirmou que todos estavam com ótimas estruturas e com todas as equipes de saúde necessárias para um bom funcionamento. “Vimos postos com estrutura nova, com equipes completas, odontologia e salas funcionando com qualidade. Falta algumas melhorias como uma sala de amamentação e o aumento da estrutura de consultórios, mas isso vamos pontuar em um relatório”, disse.

Danilo Lopes (Podemos)

Destacou a campanha vacinação contra a Covid-19 realizada pela Prefeitura de Fortaleza. Apresentou ainda uma demanda para a Secretaria Municipal de Saúde, onde na ocasião, pessoas que se vacinaram em outros municípios e passaram a morar na Capital estão precisando completar o ciclo vacinal. Em contato com a Ouvidoria da SMS, o vereador informou que essas pessoas precisam abrir um processo administrativo, mas questionou a demora de respostas. “Solicito que SMS veja com rapidez esses processos que estão entrando na Ouvidoria para que as pessoas do interior ou outros estados sejam vacinados”, completou.

Adail Júnior (PDT)

Destacou os números positivos conquistados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza na área da economia e da vacinação contra a Covid-19. O parlamentar ressaltou que o PIB do Estado está acima da média nacional e que em relação à vacinação, o Ceará é o estado com maior percentual de pessoas imunizadas com ciclo vacinal completo do Nordeste. O vereador ainda destacou que Fortaleza está há 19 dias sem registrar nenhum óbito por Covid.

Prof. Enilson (Cidadania)

O vereador utilizou o tempo do Pequeno Expediente para agradecer à Prefeitura de Fortaleza pela implantação da sinalização no cruzamento das ruas Zacarias Florindo com Oscar França no bairro Bom Jardim. Conforme o vereador, a Prefeitura informou que a solicitação foi feita por ele e pelo vereador Didi Mangueira (PDT), sendo atendida ainda na manhã desta quinta-feira (11). “Gostaria de agradecer à AMC, à Regional V e à Prefeitura pela atenção dada aos vereadores desta Casa”, finalizou.

Ronivaldo Maia (PT)

O parlamentar foi à tribuna reforçar seu apoio aos servidores públicos da categoria dos agentes administrativos, cuja a maioria é de secretários escolares. Eles pedem que o governo Sarto Nogueira, através da Secretaria de Planejamento, acolha representantes do segmento na mesa de negociação para melhorias do atual Plano de Cargo, Carreira e Salário.

Adriana Nossa Cara (Psol)

Repercutindo a manifestação realizada ontem no Paço Municipal por movimentos populares em defesa de moradia digna, a parlamentar defendeu a necessidade de garantir recurso no Orçamento 2022 para a política habitacional de Fortaleza. De acordo com Adriana, o Governo Federal não teve previsão orçamentária para a área neste ano, cabendo portanto ao município e aos vereadores a destinação de recursos para que mais de 200 mil famílias da Capital tenham acesso à moradia.

“É urgente garantir recurso para a Secretaria de Habitação do Município para retirar mulheres, famílias e crianças da rua. Pessoas que não conseguem pagar seu aluguel, que moram de favor. Famílias que moram juntas para dividir o valor do aluguel. A gente precisa urgente colocar na LOA de 2022 o aporte de recursos necessários para a Habitafor. O presidente Bolsonaro não destinou R$ 1 real para a política habitacional do Brasil este ano e a gente precisa resolver este problema a nível municipal”, defendeu.

Lúcio Bruno (PDT)

Repercutiu a forma que o jornalista Mauro Naves se pronunciou em um programa esportivo em rede nacional sobre como os times menores que estão na Série A de futebol tem pouca estrutura, e com isso poderá impactar no desempenho da competição Libertadores da América em 2022. Não concordando com a narrativa, o vereador lamentou e diz que não aceita a forma discriminatória que é tratado o futebol nordestino, em especial, com os times cearenses. “Isso é discriminação, isso é preconceito com o futebol cearense e nordestino. Espero que esse comentaristas se retrate e estude mais futebol”, disse.

Jorge Pinheiro (PSDB)

Se manifestou contrário à Nota Técnica dos defensores públicos Mariana Lobo e Tulio Iumatti Ferreira, titulares do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (Ndhac), que se contrapõe aos projetos de lei 648/2021 e 649/2021, os quais impedem uso de banheiros por pessoas trans e não-binárias.

Jorge afirmou que o controle de constitucionalidade preventivo é feito pelo Poder Legislativo e Executivo, e ressalta que a nota de parecer da Defensoria não tem nenhuma força de controle de constitucionalidade.

Dr. Vicente (PT)

Destacando as visitas realizadas por seu mandato aos CAPs do Bom Jardim e Montese, o parlamentar apontou a necessidade da ampliação do quadro de profissionais nas unidades a fim de atender a demanda das regiões. O parlamentar afirmou que tem projeto tramitando na Casa, que solicita ao Executivo a criação de vagas na área da saúde mental para que os classificáveis do último concurso realizado pela Prefeitura sejam convocados e pediu ao relator a emissão de parecer para que a matéria possa ser apreciada em Plenário.

Sgto. Reginauro (PROS)

Repercutiu a investigação que está sendo realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que apura denúncias na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. “Mais uma vez a CPI chamou os representantes das empresas, que foram responsáveis pelo calote de mais de R$ 48 milhões desviados do povo nordestino em plena pandemia, inclusive do Ceará”, apontou.

Foto: Érika Fonseca