Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira à Águeda Muniz

09/11/2021 - Marcelo Raulino

A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (09), Sessão Solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira, a mais elevada comenda desta Casa, à ex-secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Maria Águeda Pontes Caminho Muniz. A comenda foi proposta pelo vereador Michel Lins (licenciado), através do requerimento 0536/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa, e foi realizada por iniciativa do vereador Jonh Monteiro (PDT).

A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços a coletividade e dedicação as causas do Município. A solenidade foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Adail Júnior (PDT), representando, no ato, o presidente do Legislativo da Capital, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação à homenageada e aos presentes, o vereador licenciado e secretário da Regional III, Michel Lins destacou que essa homenagem não foi realizada em 2020 devido a pandemia e neste ano, como estava no Executivo também, mas por iniciativa do vereador Jonh Monteiro foi possível realizar esse momento. “Mas porque entregar a medalha para Águeda? Fico pensando que depois de uma pandemia é preciso homenagear as pessoas em vida. Águeda é exigente, mas é eficiente e enquanto secretária deixou o seu legado. Ela passou pela Prefeitura e fez história. Fez a diferença e por onde ela passa, ela se destaca. Em sua gestão foram emitidos 733 mil documentos, alvarás, autorizações, desburocratizando esse setor que era o gargalo da Prefeitura. Precisamos eternizar aqueles que modificam a história com seu trabalho e deixar marcado seu nome aqui na Câmara. Por isso peço uma salva de palmas para a homenageada”, afirmou.

Falou em seguida o vereador Júlio Brizzi: “Águeda é uma pessoa sensacional, a chamo de super Águeda. Com muita força de vontade, competência e energia, ela conseguiu fazer coisas muito importantes em oito anos nessa pasta que não é simples, pois mexe com muitos interesses. Ela consegui ajustar o setor. Quando ela criou o Fortaleza online ela resolveu vários problemas na gestão e se transformou em case nacional. E no final da gestão ela nos presenteou com o Centro Cultural do Canindezinho, que funciona atendendo várias comunidades carentes, em área com alto índice de violência. Fiz questão de falar para reconhecer o trabalho. Fica meus parabéns, você merece!”

Marco Zero

O vereador Adail Junior agradeceu a ex-secretária pelo projeto Marco Zero, que facilitou a vida de muitos fortalezenses. O vereador Jonh Monteiro se pronunciou falando do sentimento da comunidade, do comerciante e do pequeno empresário que são gratos pelo trabalho de Águeda. “Quantos comerciantes agradecem a secretária Águeda, ela deveria ser chamada de Águeda simplifique. Adail foi feliz em falar o projeto marco zero. Os comerciantes sentiram na pele, pois você não ter alvará de funcionamento e ser humilhado com a fiscalização era muito comum. Ela veio e simplificou tudo. Ela meu deu uma aula sobre como regularizar a situação e eu espalhei na comunidade. O resultado foi que em menos de 20 dias mais de 70 comerciantes tiraram o alvará de funcionamento. Depois do Fortaleza online acabou a dor de cabeça. Em quinze minutos você tem o alvará em mãos. Um projeto maravilhoso. Essa comenda é o mínimo que a Câmara poderia fazer, porque o que a senhora fez pelo povo pobre e o pequeno empresário, nada paga”, disse.

Após receber a Medalha Boticário Ferreira e o certificado da mesma, a secretária Águeda Muniz fez seus agradecimentos; “Estou muito grata pela presença de cada um aqui. Queria começar falando um pouco sobre o dia a dia nesses últimos 8 anos. Tinha sempre o propósito fazer sempre o melhor para o outro se sentir bem. Também ter um sentimento de servir o povo, que bom que a administração pública nos deu essa oportunidade. É algo que faz bem pra gente, fazer o bem para o outro”, pontuou.

“Quero agradecer cada um que fez parte dos meus 46 anos bem vividos. Essa medalha vem pelo professor Aristides da UFC que me indicou para o prefeito Roberto Cláudio. Agradeço também ao prefeito Roberto Cláudio que meu deu oportunidade. Ele é uma grande liderança integradora; ao restante dos homenageados dessa sessão, que é o Time Seuma, pois juntos conseguimos realizar as melhorias nos alvarás de funcionamento, nos processos, nos programas relativos ao meio ambiente. Agradecer os meus colegas de secretariado. Muitos dos projetos que nós concretizamos foram feitos a várias mãos”, ressaltou.

Agradeceu também as entidades de classe como a CDL, o Sinduscom, arquitetos e as comunidades. “Quero dizer que cidade não se faz sozinha, deve haver uma união entre executivo e legislativo. Com isso. veio o Código da Cidade, que é a lei mais contemporânea do Brasil; a Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Marco Zero, que trouxe dignidade as pessoas, que proporcionou formalizar as pessoas que há tempos estavam à margem, isso é inclusão. Fazer cidade é isso, fazer com que todos possam fazer parte da cidade. Quero fazer um agradecimento ao Legislativo, Fortaleza é a única cidade do Nordeste preparada para receber o 5G. Fruto do trabalho de todos nós, por isso agradeço aos 43 vereadores,” frisou.

Disse que não há gestão sem disciplina, estratégia, planejamento, rotinas e mensuração. “Só teremos resultados positivos se seguirmos toda essa sequência. Hoje, na iniciativa privada no Grupo C. Rolim Engenharia e na Uni7, continuo querendo fazer o melhor, fazer parte da vida dos outros. Fazer o melhor, ser determinada e decidida eu devo a minha mãe. Meu pai que não está mais com a gente, mas muito me ensinou, meus irmãos, minha sobrinha, meus cunhados e meu tio Adolfo que é o grande responsável por eu gostar de cidade e da área que escolhi. Muito Obrigado!” finalizou.

A Mesa Solene foi formada pelo propositor da homenagem, vereador Jonh Monteiro; pelo secretário da Regional III, autor do requerimento que concede a homenagem, Michel Lins; reitor do Centro Universitário 7 de Setembro, Ednilton Gomes de Soares; Sr. Pio Rodrigues, representando o presidente CDL, Francisco de Assis Costa Cavalcante e pelo vereador Júlio Brizzi.

Perfil

Maria Águeda Pontes Caminho Muniz, natural de Fortaleza-Ceará é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Federal do Ceará. Logo no início de sua vida acadêmica ao cursar as disciplinas de urbanismo entendeu que sua vocação era “fazer cidade”, trabalhar para que a população pudesse se sentir parte integrante da cidade..

Nesse sentido sempre procurou especializar-se nas áreas afetas a melhoria da qualidade de vida das pessoas e sua relação com a cidade. Dessa forma especializou-se em finanças e gestão pública, cursou Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, ambos com linha de pesquisa voltada para Urbanização e Politicas Publicas, sempre elegendo a cidade de Fortaleza como objeto de suas pesquisas.

Diante de todo seu conhecimento técnico, em 2013 foi convidada a fazer parte da equipe do Prefeito Roberto Cláudio a frente da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), secretaria que tem por missão planejar e controlar o ambiente natural e o ambiente construído da cidade de Fortaleza.

Como secretaria da SEUMA, a condecorada, com determinação e coragem vem enfrentando e vencendo os mais diversos desafios encontrados na gestão do meio ambiente, bem como, na gestão urbana da cidade de Fortaleza. Durante sua gestão junto a secretaria, importantes projetos foram desenvolvidos, dentre os quais se pode destacar a regulamentação do Plano Diretor de Fortaleza e suas Leis Complementares, como a Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Novo Código da Cidade, bem como, a regulamentação de instrumentos urbanísticos que promovem o desenvolvimento de arranjos público-privados em Fortaleza, a elaboração e implantação de uma politica ambiental municipal.

Sabemos das dificuldades enfrentadas na tentativa de conciliar os projetos referentes ao meio ambiente construído com o meio ambiente natural em uma cidade com as dimensões e desafios como é o caso da cidade de Fortaleza. Vemos que com muito trabalho e dedicação da condecorada a frente da secretaria de Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA) a nossa cidade vem se destacando como um dos destinos mais procurados pelo turismo.

Também é destaque na geração de emprego e renda. Merece destaque ainda a atuação da secretária Águeda Muniz, a elevação da cidade de Fortaleza no ranking de cidades com melhor ambiente regulatório, passando de 31º para a 2º posição, sendo hoje a primeira capital do Brasil em desburocratização.

Foto: André Lima