Outubro Rosa: palestra alerta sobre fatores de riscos para o câncer de mama

22/10/2021 - Anna Regadas

O oncologista Dr. Luiz Porto reforça o papel da prevenção no diagnóstico precoce da doença, como a realização de exames de rastreio, como é o caso da mamografia

Em ação educativa da campanha Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira, 22, uma palestra com o médico oncologista e professor, Dr. Luiz Porto, sobre os fatores de risco para o câncer de mama. O momento ressaltou a importância da realização da mamografia para garantir o diagnóstico precoce e consequentemente o tratamento mais eficaz da doença. O evento, promovido pelo Departamento de Saúde, aconteceu no Auditório Ademar Arruda, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube, possibilitando o acesso da população.

O presidente Antônio Henrique (PDT) realizou a abertura do evento, destacando a importância do poder público na promoção de ações voltada para o acesso à informação. “Durante este mês, a Câmara tem realizado muitas ações, orientações por meio de informativos. Estamos fazendo um trabalho diário na conscientização sobre o tema e acredito que vamos alcançar muitas pessoas. Quero agradecer a equipe do Departamento Médico da Câmara que planejou esse momento, que também reforça as ações voltadas para a saúde de nossas servidoras”, afirmou.

A enfermeira do Departamento de Saúde, Dra. Eugênia Monteiro, destacou o compromisso da unidade na prevenção e conscientização em torno de campanhas como o Outubro Rosa. A profissional reforçou o apoio da Casa no desenvolvimento de ações voltadas para a saúde de servidores e da população.

O palestrante Dr. Luiz Porto, do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), projeto de extensão do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou sua fala fazendo um resgate histórico sobre a incidência dos casos de câncer de mama e o surgimento da campanha como forma de garantir a prevenção e o tratamento precoce.

O oncologista falou sobre a relação da doença com o aumento da expectativa de vida da população, fazendo uma relação com a década passada. Segundo o médico, o controle das doenças infecciosas e a evolução do rastreamento de doenças, iniciou-se uma movimento para que medidas preventivas fossem adotadas pelo poder público.

Atingindo principalmente mulheres acima de 50 anos, o aumento dos casos de câncer de mama culminou na campanha Outubro Rosa, de forma a orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e da realização de exames periodicamente. Dr. Luiz Porto destacou portanto a importância da disseminação da informação e os cuidados preventivos que devem ser adotados a fim de diminuir a possibilidade da mulher desenvolver a doença.

O oncologista listou alguns dos fatores de riscos para desenvolver o câncer de mama. São eles: idade, histórico familiar, sobrepeso ou obesidade, não ter filho ou ter filho depois dos 30 anos, uso abusivo de anticoncepcional, ter mama densa, entre outros. Conforme o médico, mesmo apresentando um desses fatores, é possível evitar a doença através de uma dieta adequada e da prática de atividade física.

Para o Dr. Luiz Porto, a principal arma para vencer o câncer de mama é a mamografia. “Se é feito um exame de forma periódica, mesmo nas mulheres assintomáticas, o exame vai flagrar de forma precoce. Na maioria das vezes em que é feito o diagnóstico no início não é preciso retirar a mama”, destacou. Segundo o médico, o Estado do Ceará possui hoje 186 mamógrafos, mas apenas 1 terço das mulheres procuram atendimento e realizam o exame.

As mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama, o médico reforça a necessidade de um mapeamento genético, mas como esse exame tem um preço elevado, em torno de R$ 1.800, ele orienta a procura de assistência médica para que tenham um acompanhamento adequado.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres – excluindo os tumores de pele não melanoma –, com a estimativa de cerca de 2 milhões de casos novos em 2020, ou seja, 24,5% dos diagnósticos de câncer entre elas.

Com a pandemia, o Dr. Luiz Porto revela que houve uma diminuição na realização dos exames e na procura de atendimento, o que poderá refletir no aumento de casos e até da mortalidade da doença, tendo em vista o diagnóstico tardio. O palestrante ainda alertou, que mesmo não sendo a maior incidência, há casos de câncer de mama em homens e afirmou que geralmente acontece naqueles em que há um histórico familiar.

Saiba aonde procurar atendimento em Fortaleza:

As mulheres da Capital podem procurar atendimento nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAP’s), e lá recebem a guia para a realização do exame. O exame pode ser realizado no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), além das policlínicas do Passaré e do Bonsucesso.

O exame também está disponível no Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), sendo abertas 60 vagas diariamente. Já no Hospital Geral Dr. César Cals serão ofertados 600 exames de mamografia para mulheres e homens, a serem realizados durante todo o mês. As vagas foram ampliadas em virtude da campanha Outubro Rosa.

Confira abaixo a palestra completa:

Foto: Érika Fonseca