Audiência Pública debate situação dos massoterapeutas da Praia do Futuro

15/10/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Trabalham 340 profissionais como massoterapeutas em Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (15), no auditório Ademar Arruda, uma audiência pública para debater a situação dos profissionais Massoterapeutas da Praia do Futuro. A abertura foi conduzida pelo presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT), que reforçou o compromisso do Legislativo de receber as demandas da população e colocou a Casa do Povo à disposição da Associação das Mulheres Empreendedoras (AME) da Praia do Futuro.

O propositor da audiência, vereador Luiz Sérgio, destacou a importância da audiência como forma de facilitar a mediação das demandas entre a categoria e o poder público. O parlamentar citou a regulamentação da atividade das massoterapeutas na orla como o maior desafio. “A maior dificuldade que elas têm é sobre a falta de uma estrutura fixa, pois todo dia tem que armar e desarmar as barracas e muitas não possuem condições de transportá-las”, disse.

A presidente da AME – Ceará, Cícera Silva, contou sobre o trabalho desenvolvido pelas massoterapeutas da Praia do Futuro. Segundo Cícera, são 340 profissionais que há 20 anos contribuem com o desenvolvimento do turismo e a economia de Fortaleza. Ela pede que a Prefeitura de Fortaleza formalização com urgência a proposta de liberação de uso do espaço da praia à União.

O superintendente da Secretaria do Ministério da Economia, Coronel PM Vandesvaldo Carvalho, destacou as competências da Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE), evidenciando que uma delas é a administração de 553 km de faixa de praia. Ressaltou que a intervenção na Praia do Futuro foi necessária devido a forma desordenada que vinha sendo utilizada, mas apoiou a demanda das massoterapeutas e afirmou que deve ser encontrada uma alternativa para o problema.

“Temos que encontrar uma forma legal para que os profissionais possam exercer suas atividades e reconhecer a importância da categoria para economia”, pontuou Carvalho. O superintendente ainda informou aos massoterapeutas que eles terão concessão do espaço até o final do ano.

O vereador Luiz Sérgio é autor do Indicativo nº 1394/21, que trata sobre a regulamentação das atividades dos massoterapeutas na orla da Praia do Futuro e do projeto de lei que instituiu em Fortaleza, o Dia Municipal do Massoterapeuta, a ser celebrado anualmente em 25 de maio .

Participaram da audiência o superintendente da Secretaria do Ministério da Economia, Coronel PM Vandesvaldo Carvalho; a presidente da AME – Ceará, Cícera Silva; Representando o Movimento Outubro Rosa, Valéria Mendonça e a gerente de Monitoramento e Avaliação da Agefis, Rebeca Silveira.

Foto: Evilázio Bezerra.