Fortalecimento do empreendedorismo e da Saúde são destaques no Pequeno Expediente

06/10/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os parlamentares utilizam a tribuna na abertura da sessão plenária, com tempo de três minutos para destacarem assuntos de interesse da população

Jorge Pinheiro (PSDB)

Sessão plenária Vereador Jorge Pinheiro Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar destacou o papel do empreendedorismo para a economia do Brasil, em especial, em Fortaleza. Jorge Pinheiro reforçou a participação das micro e pequenas empresas no PIB no país, representando 30% do faturamento sendo responsáveis por cerca de 50% dos empregos formais. “É importante que façamos esse registro de todos trabalho realizado para a economia brasileira que é movimentada a partir das micro e pequenas empresas”, apontou.

O vereador falou ainda da atuação da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, presidida por Edvaldo Nunes.

Dr. Vicente (PT)

Sessão plenária Vereador Dr. Vicente Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Manifestou solidariedade e sentimentos ao deputado Guilherme Sampaio (PT) e seus familiares em virtude do falecimento do seu pai, Sr. Luís de Souza Sampaio, que ocorreu na segunda-feira passada, 27. O parlamentar pediu um minuto de silêncio em homenagem.

“Ele já vinha com um problema de saúde há algum tempo e veio a falecer. Era professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, auditor fiscal e foi também delegado da Receita Federal, um servidor público apaixonado pela carreira e que também fazia parte da direção da creche da Tia Lea. Marido, filho, protetor, pai cuidadoso e presente. Deixa um legado de exemplo e resiliência aos seus três filhos, a esposa, netos e bisnetos”, destacou.

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo maia Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando a situação econômica do País, o parlamentar falou da mobilização da população no último sábado, 2, em protesto contra o desemprego e aumento do preço dos alimentos. “Não dá mais pra gente ficar calado sobre o aumento dos alimentos, desemprego. Nosso país vive um momento muito complicado, voltamos ao mapa da fome”.

Professor Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Informou que em breve a Comissão de Educação do Legislativo irá realizar novas visitas nas unidades de educação para verificar a rotina e condições das escolas.

No último dia 31 de agosto, a Comissão de Educação realizou visitas à creche conveniada Amadeu Barros Leal, Escola Municipal (EMEIF) Herondina Lima Cavalcante, Escola Municipal Professora Lireda Facó e a Escola de Tempo Integral Expedito Parente .

Enfermeira Ana Paula (PDT)

Sessão plenária Vereadora Enfermeira Ana Paula Data: 02.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Defendendo a valorização dos profissionais da enfermagem, a parlamentar solicitou ao Executivo a manutenção dos valores pagos aos enfermeiros e técnicos que atuam na vacinação da população da cidade. Segundo a enfermeira Ana Paula, o credenciamento aberto no Imparh diminui em mais de 50% a remuneração dos servidores.

“A gente tem avançado bastante nos números de vacinação na nossa cidade e devemos muito isso aos profissionais de enfermagem que estão na linha de frente e estiveram durante toda a pandemia.”

Larissa Gaspar (PT)

VEREADORA LARISSA GASPAR

Chamou atenção para a necessidade de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Fortaleza. A parlamentar defendeu uma melhor estrutura física dos Centros de Atenção Psicossocial, residências terapêuticas nas unidades de acolhimento e contratação de mais profissionais.

Larissa lembrou que na legislatura passada foi realizado concurso público para os profissionais dos Caps, mas ressaltou que o número foi insuficiente, além de outras categorias como farmacêuticos, educadores sociais, musicoterapeuta e arteterapeuta não terem sido contemplados.

Júlio Brizzi (PDT)

Sessão plenária Vereador Júlio Brizzi Data: 04.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Registrou o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias e a importância do trabalho realizado por estes profissionais para a população. Júlio também manifestou os parabéns aos agentes que atuam no município de Fortaleza. “Meu abraço a todos, respeito e minha homenagem a esses profissionais que dedicam suas vidas a salvar outras”, afirmou.

Foto: Érika Fonseca