Comissão aprova homenagem à Uece pelo desenvolvimento da vacina cearense contra a Covid-19

06/10/2021 - Ana Clara Cabral

Concessão da Medalha Dr. Periguary de Medeiros homenageia pelos relevantes serviços prestados à saúde

Comissão de Saúde - Foto: Érika Fonseca

A Comissão de Saúde e Seguridade Social aprovou, na manhã desta quarta-feira (6), o requerimento nº 3629/21, de autoria do vereador Julierme Sena (PROS), que concede a Medalha Dr. Periguary de Medeiros para a Universidade Estadual do Ceará (Uece) pelos relevantes serviços prestados à saúde no desenvolvimento da vacina cearense contra a Covid-19.

Na reunião que aconteceu em formato híbrido, estiveram presentes os vereadores: Cláudia Gomes (DEM), Danilo Lopes (Podemos), Fábio Rubens (PSB), Marcelo Lemos (PSL), Bruno Mesquita (PROS), Paulo Martins (PDT). Ao todo, oito matérias foram aprovadas consensualmente e duas tiveram pedido de vista. Confira abaixo:

Clique aqui para ver a pauta da Comissão.

Matérias aprovadas

• Indicação nº 587/21, do vereador Eudes Bringel (PSB), sugere à Prefeitura efetuar a vacinação contra a Covid-19 das pessoas com doenças renais crônicas, nos locais onde realizam procedimento de hemodiálise.
  • Indicação nº 01/21, do vereador Danilo Lopes (Podemos), para a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos de cirurgião dentista e auxiliar em saúde bucal no município de Fortaleza
  • Indicação nº 136/21, do vereador Danilo Lopes, para a criação da Célula de Saúde Bucal na Coordenadoria de Redes de Atenção Primária e Psicossocial, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde.
  • Requerimento nº 92/2021, da vereadora Larissa Gaspar (PT), para a realização de audiência pública com o objetivo de discutir a Rede de Saúde Mental de Fortaleza, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro.
  • Requerimento nº 3258/2021, do vereador Danilo Lopes, para a outorga da Medalha Periguary de Medeiros ao cirurgião dentista Erlemus Ponte Soares.
  • Indicação nº 552/20, da vereadora Cláudia Gomes (DEM), sugere a implantação de Unidades de Urgência em Fisioterapia nas Unidades de Pronto Atendimento de Fortaleza.
  • Indicação nº 258/2020, da vereadora Cláudia Gomes, sobre a instituição de Programa de Assistência Psicológica Presencial e Online para pessoas que sofreram exposição de material de conteúdo íntimo na internet.

Pedidos de vista

Com a prerrogativa de maior tempo para avaliação dos projetos, o vereador Marcelo Lemos pediu vista dos seguintes projetos:

• PLO nº 006/21, do vereador Lúcio Bruno (PDT), sobre a obrigatoriedade dos laboratórios convencionados com o Município a realizarem a coleta de materiais para exames laboratoriais de idosos e pessoas portadoras de deficiências em suas residências ou nas unidades de saúde mais próximas.
  • PLO nº 102/21, do vereador Fábio Rubens (PSB), que inclui as pessoas que possuem problemas renais e fazem diálises no grupo de prioridades para vacinação do Covid-19 em Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca