Prefeitura de Fortaleza lança programa de estágio “Jovens Talentos” com 2.092 bolsas

05/10/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O estágio terá uma carga horária de 20 horas semanais ou 4 horas por dia. As inscrições começam nesta quarta-feira (6), a partir das 14 horas

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira (5), o programa de estágios “Jovens Talentos”, que consiste em mais uma ação visando a retomada do crescimento econômico da Capital. Serão 2.092 vagas, com uma reserva de 10% para as pessoas com deficiência. O valor da bolsa é de R$ 750,00.

Segundo o prefeito José Sarto, a ação vem contribuir com a economia e com o fluxo de capital em Fortaleza. O investimento no programa será de R$ 20,6 milhões. Sarto pontuou que além desse programa, a Prefeitura destina 3 mil bolsas para jovens; 1.100 bolsas atletas; 2 mil bolsas para monitores que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental e 1.100 agentes de educação. “No total, são quase 10 mil jovens que estamos incentivando para que busquem a capacitação. Em breve lançaremos outro programa que é o Juventude Digital”, afirmou.

O estágio terá uma carga horária de 20 horas semanais ou 4 horas por dia para alunos que estejam cursando a universidade a partir do quarto semestre, ou tenham cursado pelo menos 80 créditos ou 40% da carga horária em um curso de graduação referente à vaga para a qual querem concorrer e que tenham disponibilidade mínima de seis meses, desde que permaneçam matriculados na Instituição de Ensino Superior. Também é necessário que os candidatos não tenham estagiado em órgão ou entidade da Prefeitura de Fortaleza por período superior a doze meses e que não sejam ocupantes de cargo público, função pública ou emprego público.

A seleção consistirá na aplicação de prova objetiva, exceto para os candidatos dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade, Audiovisual e Design Gráfico), Direito e Turismo, que farão uma prova discursiva composta por duas questões que versarão sobre temas do seu curso de graduação, seguida de entrevista, para todos os candidatos. A data prevista para aplicação da prova é 14 de novembro. O estágio terá duração de um ano e a bolsa-estágio será no valor de R$ 750,00, além do auxílio transporte, correspondentes à carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições começam nesta quarta-feira (6), a partir das 14 horas, tanto no Portal da Juventude como pelo Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura de Fortaleza. Após o preenchimento do cadastro, a inscrição ficará concluída com o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00. A seleção para o estágio será efetivada através de provas e entrevistas.

“Essa é mais uma política para a juventude. Queremos chamar o jovem para que possam se capacitar. Estávamos há 10 anos sem reajuste dessa bolsa, o valor anterior era de R$ 500,00 e ampliamos para R$ 750,00 além de ampliarmos o numero de vagas de 1.500 para 2.092”, ressaltou.

Inscrições a partir do dia 06/10 a partir das 14 horas online

Clique para acessar o Canal de Concursos e Seleções da Prefeitura
Clique para acessar o Portal da Juventude

Diretoria de Concursos e Seleções (Dices)