Fortaleza adere a campanha da ONU “Construindo Cidades Resilientes 2030”

04/10/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A carta de compromisso marca o início da Semana Municipal de Prevenção e Redução de Desastres

cidade

Com objetivo de reduzir os efeitos dos desastres naturais ou causados pela ação humana, o prefeito Sarto (PDT) assinou nesta segunda-feira, 4, uma carta de compromisso que marca a adesão de Fortaleza à iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030” (MCR2030), coordenada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres da ONU.

De acordo com o prefeito, a assintaura do termo de compromisso com a ONU possibilita compartilhar experiências com cidades que já têm caminhado para prevenir e reduzir acidentes. “Fortaleza não é uma cidade com registro de grandes desastres naturais, entretanto, temos uma comunidade ribeirinha, por exemplo, que no período da quadra chuvosa enfrenta dificuldades”, disse.

O ato de assinatura da carta de compromisso dá início à programação da Semana Municipal de Prevenção e Redução de Desastres, realizada pela Defesa Civil de Fortaleza, com eventos de promoção e conscientização sobre os riscos de desastres; oficinas de capacitação para servidores municipais; apoio técnico para diagnóstico de riscos; e formulação de políticas locais para a resiliência a desastres.

Programação da Semana Municipal de Prevenção e Redução de Desastres:

• Terça-feira (5): haverá um webinário, às 8h30, com a participação do professor-doutor Emerson Mariano, da Universidade Estadual do Ceará, que falará sobre “Vulnerabilidade territorial e redução de riscos / Percepção de risco na comunidade escolar”; e do tenente Catanho, do Corpo de Bombeiros, que abordará o tema “Eficácia da preparação e resposta às catástrofes”;
  • Quarta-feira (06): agentes da Defesa Civil farão uma atividade de campo com distribuição de material educativo na comunidade da Ilha Dourada, no Quintino Cunha. No local ainda haverá uma palestra, na Escola Maria Cardoso, para os estudantes do ensino fundamental;
  • Quinta-feira (07): pela manhã, agentes da Defesa Civil participarão de outra atividade externa na Ilha Dourada, dessa vez na Escola José Carlos. A ação envolverá palestra e distribuição de material impresso aos alunos;
  • Sexta-feira (08): às 8 horas da manhã, encerramento no Mirante do Morro Santiago, na Barra do Ceará, com a distribuição de material educativo, brinquedos para as crianças e de mudas ornamentais para a população.

Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, a cidade possui atualmente 89 áreas de riscos onde são catalogadas em áreas de possíveis deslizamentos, alagamentos e inundações. A Regional V concentra o maior número de áreas de riscos da cidade.

Foto: Mateus Dantas