Dia do Vereador celebra papel do Legislativo na garantia de direitos da população

01/10/2021 - Adriana Albuquerque

O momento foi marcado pela inauguração da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira

Dia do Vereador - Foto: André Lima

Em solenidade no Plenário Fausto Arruda nesta sexta-feira, 1º, a Câmara Municipal de Fortaleza celebrou o Dia do Vereador, reforçando o papel da Casa em representar os interesses da cidade. O presidente Antônio Henrique (PDT) destacou o compromisso do Legislativo com a missão de ser a voz do povo na busca da garantia de direitos e na efetivação de ações do poder público.

“Hoje é um dia muito especial para esta Casa porque estamos comemorando neste 1º de outubro o Dia do Vereador. Por isso, quero agradecer a presença de todos aqui e aproveitar essa oportunidade para, mais uma vez, reforçar nosso compromisso com todos os cidadãos de Fortaleza. A nossa missão é trabalhar em prol do bem estar de todos os fortalezenses, garantindo a eles dignidade, cidadania e respeito. Por isso quero dedicar essa data tão simbólica para nós que fazemos a Câmara Municipal de Fortaleza ao nosso povo porque temos aqui o comprometimento de colocar o cidadão sempre em primeiro lugar e hoje não seria diferente”, reforçou.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, destacou o papel do poder público na garantia de direitos e como a Casa do Povo tem contribuído para a efetivação de políticas representando os anseios da população. O gestor reforçou a atuação dos vereadores nos debates importantes para a cidade com aprovação de diversos projetos. “Tenho o privilégio de ter sido vereador de Fortaleza. E só quem exerce a função sabe a verdadeira importância do vereador, acho uma das funções que mais demanda, porque a vida acontece no Município”.

O momento é marcado pela inauguração da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, com a oferta de 29 serviços à população. Antônio Henrique falou da homenagem ao companheiro de parlamento, Iraguassú Teixeira, que faleceu neste ano em decorrência de complicações da Covid-19.

“Também quero destacar que a nova Central da Cidadania que inauguramos hoje leva o nome de um dos vereadores mais importantes que esta Casa teve a alegria de receber. Estamos falando do nosso amigo, Iraguassú Teixeira, que, infelizmente, faleceu em fevereiro deste ano por complicações da Covid-19. O que nos lembra o período difícil que todos temos enfrentado desde o ano passado. Quero aqui, em nome da família do nosso amigo Iraguassu Teixeira, externar nossa solidariedade a todas as famílias enlutadas pela perda de um ente querido em decorrência da crise sanitária que estamos passando”.

A secretária de Proteção Social, Socorro França, destacou a forma republicana como a Câmara Municipal vem desempenhando o seu papel junto ao povo. “Nós estamos diante de uma instituição que nos representa. Nesse momento em que o presidente da Câmara entrega ao povo de Fortaleza o espaço da cidadania está significando que todos vereadores cuidam das pessoas. O desenvolvimento humano é um grande espaço para que possamos ter uma política de inclusão e levar ao cidadão a certeza que ele está sendo visto e cuidado”.

Iraguassú Filho agradeceu a homenagem da Câmara Municipal ao seu pai e ex-vereador de Fortaleza, Iraguassú Teixeira, destacando o trabalho dele na garantia de direitos da população. “Esse momento de reconhecimento é muito importante para n´ós que fazemos parte da família do Dr. Iragussú Teixeira. Ele dedicou a sua vida a Medicina e foram 80 anos bem vividos. A Medicina era a sua devoção, os profissionais da saúde devem ser reconhecidos diuturnamente pelo trabalho prestado nessa pandemia”, salientou Iraguassú Filho.

O momento também contou com a participação de parlamentares e do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.

Foto: André Lima