Câmara Municipal de Fortaleza inaugura Central da Cidadania

01/10/2021 - Anna Regadas

O Legislativo Municipal inaugurou na manhã desta sexta-feira, 1° de outubro, a Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira. O espaço concentra atendimentos de 10 órgãos com a oferta de 29 serviços aos fortalezenses. O evento faz parte das comemorações do Dia do Vereador, celebrado hoje.

A solenidade teve inicio no Plenário, com a presença de diversas autoridades, sendo depois conduzida para a Central da Cidadania, na entrada da Câmara. Ao lado dos vereadores, do prefeito José Sarto (PDT) e do vice-prefeito Élcio Batista, o presidente Antônio Henrique (PDT) fez o descerramento da placa de inauguração e destacou a importância do equipamento para os fortalezenses.

“Aqui, vamos dar oportunidade para que mais fortalezenses possam ter o direito à cidadania respeitado. Todos sabem que a nossa missão é trabalhar em prol do bem estar de toda a população, garantindo dignidade, cidadania e respeito. Por isso quero dedicar essa data tão simbólica para nós que fazemos a Câmara Municipal de Fortaleza ao nosso povo porque temos aqui o comprometimento de colocar o cidadão sempre em primeiro lugar e hoje não seria diferente. Preparamos com muito zelo esse espaço amplo e confortável com uma equipe de profissionais capacitados para receber e atender o público de forma gratuita e eficiente”, declarou o presidente.

A Central recebeu o nome do ex-vereador Iraguassú Teixeira, que representou o povo de Fortaleza por sete mandatos e faleceu vítima de Covid, em fevereiro deste ano. Como médico atuou por mais de 50 anos, reunindo em seu currículo mais de 10 mil cirurgias, atuando no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), e por décadas no Posto de Saúde do bairro Floresta. A homenagem in memoriam, de autoria do presidente Antônio Henrique, reconhece a trajetória do parlamentar na Casa e os serviços prestados à população da cidade.

Emissão de RG, CPF, antecedentes criminais, carteira de trabalho digital, carteira de estudante, Bilhete Único, cartão do idoso, certidão negativa de débito, nota fiscal avulsa, IPTU, ISS, ITBI, formalização de negócios através do MEI são alguns dos 29 serviços que estarão disponíveis para a população na Central da Cidadania, a partir desta segunda-feira, 4, através de agendamento.

Para o coordenador do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), Cláudio Silva, a Central legitima ainda mais o trabalho da Câmara Municipal, que para além da sua missão principal de legislar e de controle das atividades do Executivo, passa agora a oferecer serviços fundamentais para o cidadão.

“A Central da Cidadania tem papéis que acho muito importante, o de oferecer serviços para a sociedade que demanda muito. São aqueles básicos, mas fundamentais para alcançar outros direitos”, afirmou Cláudio.

A autônoma Maria Alice Batista Coelho, 53 anos, moradora do bairro Luciano Cavalcante, buscou atendimento na Central de Cidadania para a formalização do seu empreendimento de Spa dos pés, através do programa Microempreendedor Individual. Ela conheceu os novos serviços disponíveis e parabenizou a iniciativa.

A senhora Teresa Cristina, 59 anos, que veio agendar atendimento para a retirada da segunda via da carteira de identidade, conta que a Central vai facilitar o acesso das pessoas do bairro. “É maravilhoso pois quando a gente precisava retirar um documento tinha que se deslocar para longe e agora que vamos ter esses serviços no bairro”, destacou.

A Central da Cidadania concentra atendimentos de 10 órgãos com a oferta de 29 serviços aos fortalezenses. São eles: MEI, Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider, Biblioteca José de Alencar, Ouvidoria do Legislativo, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do (Procon), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Os serviços ficarão disponíveis para atendimento no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo portal da CMFor. Mais informações: 3444-8444.

Leia Mais: Central da Cidadania oferece 29 serviços e tem capacidade de atender 3.700 pessoas por mês

Foto: André Lima