Projeto que cria a política permanente Juventude Digital é aprovado na Câmara

30/09/2021 - Silmara Cavalcante

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou em sessão plenária, nesta quinta-feira (30), o projeto de lei nº 537/2021, de autoria do Executivo Municipal, que Institui o Programa Juventude Digital como Politica Pública Municipal Permanente no Município. A propositura busca capacitar os jovens de Fortaleza, com foco prioritário naqueles procedentes da rede pública de ensino, em competências tecnológicas demandadas pelo mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), de forma a potencializar as oportunidades de emprego e renda para esse público.

O projeto Juventude Digital recebeu uma emenda de autoria do vereador Júlio Brizzi (PDT), que propõe a ampliação do público prioritário do programa para jovens atendidos pelas políticas públicas de juventude do Município, tais como Bolsa Jovem, Rede Cuca, Academia Enem, dentre outros, priorizando os jovens residentes nos bairros de baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A formação digital, conforme o Executivo se dá diante da escassez de profissionais no setor tecnológico, que tem se mostrado extremamente aquecido. Em justificativa do projeto, a gestão aponta a necessidade da formulação de políticas públicas, que proporcionem a inclusão digital e produtiva de jovens para que se conectem com as oportunidades de emprego ofertadas pelo mercado de trabalho na área de tecnologia.

O coordenador de Juventude de Fortaleza, Davi Gomes, evidenciou o pioneirismo da Capital com o programa Juventude Digital, fortalecendo as ferramentas de formação e capacitação voltadas para a economia criativa. “O programa Juventude Digital é inovador em vários aspectos, ele traz oportunidades para os jovens com um eixo de formação e capacitação profissional muito forte para a economia baseada no mercado digital. A Prefeitura de Fortaleza ao longo dos anos tem investido em muitos programas voltados para a economia criativa, especialmente para a área digital”, destacou.

Saiba mais sobre o Juventude Digital

Estruturado nos eixos Juventude Digital Ensino Fundamental, Juventude Digital Mercado e Juventude Digital Games, o programa iniciará em caráter opcional no contraturno, proporcionando o desenvolvimento inicial de competências técnicas na área de TIC; em seguida com a oferta de um curso completo, tendo como foco a geração de emprego e renda tendo o aluno a opção de escolher a capacitação na área de jogos digitais.

O programa será coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA), a Secretaria Municipal da Educação (SME), a Coordenadoria Especial de Politicas Públicas de Juventude e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Para execução do programa, poderão ser firmadas parcerias com o setor privado e com organizações do terceiro setor para o desenvolvimento das ações e o alcance dos objetivos do Programa.

Com informações de Anna Regadas

Foto: Érika Fonseca