Câmara Municipal de Fortaleza inaugura a Central da Cidadania nesta sexta (1º), durante comemorações do Dia do Vereador

30/09/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os atendimentos serão feitos por agendamento pelo portal da Câmara (cmfor.ce.gov.br), que serão disponibilizados semanalmente

A Câmara Municipal de Fortaleza inaugura, nesta sexta-feira (1º), às 10 horas, a Central da Cidadania José Iraguassú Teixeira, que oferecerá à população uma série de serviços gratuitos à comunidade. O evento faz parte das comemorações do Dia do Vereador, celebrado na data.

Entre os serviços ofertados na nova Central da Cidadania, estão: emissão de RG, CPF, antecedentes criminais, carteira de trabalho digital, carteira de estudante, bilhetinho (crianças de 2 a 7 anos), Bilhete Único, cartão do idoso, certidão negativa de débito, nota fiscal avulsa, IPTU, ISS, ITBI, além de receber denúncias de violação ao Código do Consumidor, realizar audiências de conciliação, entre outros. O evento acontecerá no plenário Fausto Arruda e contará com o pronunciamento do presidente Antônio Henrique e das demais autoridades.

A capacidade máxima por mês da Central da Cidadania será de 3.700 mil atendimentos. Inicialmente, conforme os protocolos de segurança, a Central vai operar com 60% da capacidade. O acesso aos serviços será por meio de agendamento no portal da Câmara, com vagas disponibilizadas semanalmente.

A Central receberá o nome do Vereador José Iraguassú Teixeira, que representou o povo de Fortaleza por sete mandatos. Como médico atuou por mais de 50 anos, reunindo em seu currículo mais de 10 mil cirurgias, atuando no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), e por décadas no Posto de Saúde do bairro Floresta.

“Iraguassú foi um parlamentar atuante que deixou diversas contribuições para a cidade e seus habitantes, consagrando-se como um dos mais importantes quadros políticos de Fortaleza e do Estado do Ceará. Decidimos inaugurar esse novo serviço no Dia do Vereador para demarcar o compromisso de todos que fazem essa Casa com o bem-estar e a melhoria de vida de nossa população,” destacou o presidente Antônio Henrique (PDT), autor do projeto que denomina a Central da Cidadania de Vereador José Iraguassú Teixeira.

O presidente reforça que a Central da Cidadania já concentra atendimentos aos fortalezenses com a Sala do Empreendedor, o Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider, a Biblioteca José de Alencar e a Ouvidoria do Legislativo, passando a oferecer outros serviços, como: o Balcão do Cidadão e o Programa de Mediação Comunitária de Conflitos, em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), além dos atendimentos feitos pela AMC, Procon, Sindiônibus, Etufor e Secretaria de Finanças do Município (Sefin).

Serviço:

Câmara Municipal de Fortaleza – Plenário Fausto Arruda