Crescimento econômico do Ceará e atuação da Guarda Municipal são destaques no Pequeno Expediente

29/09/2021 - Adriana Albuquerque

Os parlamentares utilizam a tribuna na abertura da sessão plenária, com tempo de três minutos abrindo espaço para 10 vereadores

Sessão plenária Data: 12.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Professor Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar destacou o trabalho realizado pelos agrupamento especiais da Guarda Municipal, dentre eles, o GETAN e GOE. Professor Enilson falou sobre a atuação das equipes da Guarda no combate à criminalidade, evidenciando a apreensão de uma submetralhadora pelo GETAN, no bairro Tancredo Neves, e da recuperação de uma veículo roubado pelo GOE, no bairro Montese. O vereador reforçou ainda a importância da gratificação para agentes de segurança pública, um reconhecimento pelo trabalho realizado.

Adail Júnior (PDT)

Sessão plenária Vereador Adail Júnior Data: 12.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando o crescimento do Estado do Ceará, Adail Júnior reforçou o trabalho do governador Camilo Santana no fortalecimento da economia local. Segundo ele, os dados do último trimestre mostram que o Ceará registrou um aumento de 18.4% do Produto Interno Bruto (PIB) superando a taxa nacional de 12.4%.

Dr. Vicente (PT)

Sessão plenária Vereador Dr. Vicente Data: 25.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar destacou a luta dos profissionais de nível médio e técnico da atenção básica para a implementação da educação permanente. Dr. Vicente falou sobre o diálogo dos representantes das categoria com o prefeito José Sarto, com a presença de vereadores do PT e PSOL.

Dr. Vicente lamentou ainda a situação do país com o aumento dos combustíveis e do dólar, impactando diretamente na vida do brasileiro. Segundo o parlamentar, no último ano, a Petrobras realizou um reajuste de 40%, enquanto o Governo do Estado do Ceará nos últimos 12 meses não reajustou o ICMS.

Bruno Mesquita (PROS)

Sessão plenária Vereador Bruno Mesquita Data: 12.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou uma demanda dos moradores do bairro Panamericano relacionada a dificuldade de acesso a informações sobre o dia da realização de consultas nos postos de saúde. O parlamentar enfatizou a realização de um estudo na elaboração de um projeto voltado para facilitar a comunicação entre usuários e o sistema de saúde.

Bruno ainda destacou que vai solicitar da Prefeitura de Fortaleza a realização da limpeza do Canal da Bela Vista. Finalizou enaltecendo o trabalho realizado pela secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo Maia Data: 17.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Ocupou a tribuna para destacar o Webinário em homenagem ao Centenário de Paulo Freire, com o tema: “O legado da educação como prática de liberdade”, que será realizado nesta quarta-feira (29), às 19h, através das suas redes sociais(Youtube e facebook).

O evento contará com a participação do mestre em educação pela UFC e professor da Feclesc de Quixadá, Prof. Luiz Osvaldo; do deputado estadual e presidente do PT, Guilherme Sampaio; Carol Lacerda 1ª vice da UNE e da pedagoga Andréia Castro.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 11.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando a celebração do Dia Mundial do Coração, o vereador chamou atenção para as doenças cardiovasculares. Relatando sobre as medidas de prevenção , Danilo ressalta a necessidade da prática regular de exercícios físicos orientados.

O parlamentar enfatizou a necessidade de um olhar especial do Executivo Municipal sobre o tema com o incentivo das práticas esportivas em locais públicos. Danilo destacou o projeto de sua autoria que disponibiliza profissionais de educação física em praças públicas.

Ronaldo Martins (Republicanos)

Sessão plenária Vereador Ronaldo Martins Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar falou sobre a necessidade da melhoria da qualidade de vida dos idosos, destacando o indicativo nº 1190/21, de sua autoria, que institui em Fortaleza o serviço de proteção social especial para pessoas idosas e suas famílias.

A iniciativa tem como objetivo a criação de Institutos de Longa Permanência – ILPI (Lar para idosos) para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com descentralização por regionais de Fortaleza. “Que o prefeito Sarto possa dar uma atenção especial e possa aproveitar nosso projeto para que em cada Regional tenha um lar para os idosos”.

Luciano Girão (Progressistas)

Sessão plenária Vereador Luciano Girão Data: 05.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Repercutiu sobre o PL nº 341/20, de autoria do deputado estadual Evandro Leitão (PDT), que dispõe sobre a regulamentação de atividades Off-Road no Estado e que está em tramitação na Assembleia Legislativa. Segundo Luciano, as atividade desenvolvidas através da prática do Off-Road ajuda a fomentar e movimentar toda uma cadeia econômica turística, principalmente nas cidade litorâneas.

Sargento Reginauro (PROS)

VEREADOR SARGENTO REGINAURO

Registrou mais uma vez a sua preocupação com a violência no Estado, ressaltando que mesmo com os investimentos feitos pelo Governo, a situação vivenciada coloca o Ceará em destaque no ranking de país. O parlamentar solicitou um olhar mais atento da administração estadual e da gestão de segurança pública para a problemática.

“Mais uma vez lamentavelmente foi destaque na imprensa cearense esse cenário de terror na nossa cidade. Não podemos naturalizar esse tipo de barbárie e normalizar a violência. O que se gasta com segurança pública não tem dado retorno. O nosso Estado está entregue às facções criminosas e é preciso combater com seriedade”.

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Sessão plenária Vereador Adriana Nossa Cara Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

A parlamentar questionou ação realizada pela Agefis e Guarda Municipal na última quinta-feira, 23, no Centro de Fortaleza, apontando a violação de direitos da população em situação de rua. Segundo a parlamentar, os poucos pertences como remédios, cobertores, roupas e alimentos foram confiscados pelos órgãos.

A parlamentar solicitou da gestão a garantia de uma política habitacional na cidade, que contemple a população em situação de rua. “Existem diversos prédios vazios, ociosos no Centro, que poderiam ser destinados para a população de rua, que é uma pauta antiga e ainda não foi atendida pelo Executivo. O que a gente quer é politica pública para a população em situação de rua e mais habitação de interesse social”, afirmou.

Foto: Érika Fonseca