Secretária de Saúde apresenta ações do 2º quadrimestre de 2021

28/09/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O momento destacou as atividades desenvolvidas pelo Executivo entre os meses de maio e agosto na rede de serviços de saúde; execução orçamentária e financeira; auditorias; educação permanente e serviços do SUS

Comissão de Saúde - Foto: Érika Fonseca

Reunião da Comissão de Saúde nesta terça-feira (28), recebeu a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela, e coordenadores da pasta, para apresentação do 2º Relatório Quadrimestral de 2021. O momento destacou as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza entre os meses de maio e agosto na rede de serviços de saúde; execução orçamentária e financeira; auditorias realizadas ou em execução; educação permanente e programas especiais; serviços do SUS e indicadores de pactuação interfederativa.

A secretária falou sobre os indicadores da Covid-19 e vacinação em Fortaleza, relacionando a queda dos casos da doença com a cobertura vacinal. O município, segundo a gestora, recebeu até o dia 27 de setembro, 3.650.730 doses e aplicou até a mesma data, 3.222.674 doses, o que representa 88,2%. A Capital ainda registra mais 279 mil pessoas cadastradas para receber a primeira dose, conforme dados apresentados.

Outro ponto destacado por Ana Estela é referente a redução da aplicação de recursos oriundos do Tesouro Municipal, com 24,79%, onde no mesmo período do ano passado os recursos foram de 27,68%. Foi apresentado também o número de auditorias de diárias realizadas em leitos de retaguarda e UTI de 4 equipamentos, totalizando 32.277.

O relatório ainda ressalta ações no setor de educação permanente e programas especiais; implementação de estágios supervisionados da rede de saúde; estimulação ao programa de Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI); e ações do Núcleo de Desenvolvimento Infantil.

Na área da saúde bucal, Ana Estela apontou um aumento de 47% de cobertura das equipes. A secretária elencou também dados da rede de atenção psicossocial, com 246.503 atendimentos desde janeiro deste ano; do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); de assistência farmacêutica .

No serviço realizado nas Unidades de Pronto Atendimento, o município registou 164.149 atendimentos. A gestora destacou a Acreditação das UPAS’s do Cristo Redentor e Edson Queiroz, com a entrega da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Ana Estela ressaltou a parceria entre o Executivo e Legislativo na mediação dos interesses da população, acompanhando as ações da gestão.

Participaram da reunião os vereadores Danilo Lopes (Podemos), Cláudia Gomes (DEM), Paulo Martins (PDT), Bruno Mesquita (Pros), Fábio Rubens (PSB), a secretária Ana Estela e técnicos da SMS.

Foto: Érika Fonseca