Saúde bucal é tema de audiência pública na Câmara Municipal

28/09/2021 - Rochelle Nogueira

O vereador Danilo Lopes foi o autor do requerimento

Saúde bucal - audiência

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira (28), audiência pública virtual com o objetivo de debater o serviço de saúde bucal oferecido pela Prefeitura de Fortaleza. O vereador Danilo Lopes (Podemos) foi o autor do requerimento nº 3342/2021. O parlamentar destacou alguns de seus projetos na área de saúde bucal e reforçou a importância da criação de cargos efetivos para a categoria.

O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Dr. Erlenus Pontes Soares, traçou uma linha do tempo evidenciando a evolução do serviço da Odontologia oferecido pela Prefeitura de Fortaleza, que teve início em 2004, com a implantação das primeiras equipes de saúde bucal, e a implementação dos Centros de Especialidades Odontológicas CEOs.

“Na rede de saúde, 116 postos de saúde fazem o atendimento na atenção primária em saúde bucal. Em 2012, eram 166 cadeiras odontológicas e, atualmente, passaram a 237”, comentou.

Janaína Rocha, responsável pela área técnica de saúde bucal, reforçou que a gestão vem trabalhando a odontologia com diversas atividades nas unidades de saúde. “É de suma importância debater a saúde bucal para os cidadãos fortalezenses. Durante a semana branca (ocasião que são desenvolvidas ações de promoção da saúde bucal por profissionais da área), nós buscamos trazer as pessoas novamente com segurança aos consultórios odontológicos. A gente sabe que nesse período de pandemia muitas pessoas ficaram com medo de buscar o serviço de saúde bucal e a gente tem que agora, diante dessa perspectiva, mostrar para elas que nós estamos atendendo, declarou a coordenadora.

Presidente da Associação Brasileira de Odontologia Seção Ceará (ABO-CE), José Bonifácio de Sousa Neto, reiterou o compromisso da Associação com a categoria profissional ao longo de 40 anos de atuação. Em contribuição ao debate, o José Bonifácio ressaltou a necessidade de uma participação efetiva da categoria junto às entidades. “Há muito tempo tem despertado em nós a necessidade do kit de higiene oral como item indispensável dentro da cesta básica ou com distribuição nas escolas e também nas unidades de saúde. É um projeto que temos que trabalhar unidos para alcançarmos os objetivos”, evidenciou.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Cearádo (CRO-CE), Gládyo Gonçalves Vidal, ressaltou que a odontologia passa por desafios.O maior deles, de acordo com presidente da entidade, é a precarização da profissão.

Composição da Mesa

Vereador Danilo Lopes (Podemos); Presidente do CRO – CE, Gládyo Gonçalves Vidal; presidente da ABO – CE, José Bonifácio de Sousa Neto; Centro acadêmico de Odontologia da Unifor, Carlos Augusto Moreira de Oliveira; Centro acadêmico de Odontologia da UFC, Mario Vinicius Marques Paiva; coordenador do curso de Odontologia da UNIFAMETRO, Paulo André Carvalho; coordenador do curso de Odontologia da UNIFOR, Saulo Ellery Santos; Coordenador do curso de Odontologia da Unichristus, Renata Mota; Coordenador do curso de Odontologia da UFC, Thyciana Ribeiro; coodenadora do curso de Odontologia da Faculdade Paulo Picanço, Diego Martins; Sindiodonto, Cláudio Ferreira do Nascimento; e coordenador de redes de atenção primária e psicossocial, Erlemus Ponte Soares;iência