Relatório de Gestão Fiscal do Município referente ao 2º quadrimestre de 2021 é apresentado em audiência

27/09/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A área da Educação concentrou maior investimento neste 2º semestre

Em audiência pública virtual, na manhã desta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Fortaleza recebeu a secretária de Finanças do município, Flávia Teixeira, para a apresentação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), do 2º Quadrimestre do Exercício 2021.

A gestora destacou os investimentos do Executivo nas áreas da Saúde 24,79%, Educação 20,27%, gasto com pessoal com 47,51%, e Dívida Consolidada Líquida corresponde a 20,93%. Flávia Teixeira observou que na área da Educação a concentração de investimentos é maior neste 2º semestre devido ao pagamento de férias e 13º salários dos servidores, além de mais recursos para garantir reformas das escolas no retorno das aulas.

Sobre a estrutura financeira do Município, a arrecadação própria que compreende taxas como IPTU, ISS, IRRF, taxas, dívida ativa, juros e multas compreende 21,2%, percentual maior que em relação ao mesmo período do ano passado. A secretária ressaltou que o Governo Federal deixou de enviar mais de 450 milhões para Fortaleza em relação a 2020.

O presidente da Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública, vereador Léo Couto (PSB), destacou a importância da audiência pública para que a população tenha acesso às informações sobre a arrecadação do município e os investimentos que são feitos pela Prefeitura com esses recursos, fortalecendo a transparência da gestão municipal e o trabalho desenvolvido pelo parlamento. “Foi um momento importante para que o fortalezense saiba onde o dinheiro dele está sendo investido e para onde está sendo encaminhado”, pontuou.

Imagem: Érika Fonseca