Live Setembro Amarelo destaca conscientização sobre o tema saúde mental

27/09/2021 - Adriana Albuquerque

A palestra será no formato virtual com abertura para participação da população

Nesta terça-feira, 28, às 9h, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza a “Live Setembro Amarelo”, com a participação da psicóloga Mariane Pedrosa; da coordenadora do CAPS infantil, enfermeira Ana Paula; da psicóloga da infância e adolescência, Kaliny Oliveira; e da médica psiquiatra da infância e da adolescência, Perpétua Thais. O evento será divido em dois temas: Setembro Amarelo – preservando vidas e construindo cuidado e Viver com alegria – prevenção da automutilação e do suicídio infantojuvenil.

Falar sobre o universo que envolve a saúde mental vem ganhando espaço nas ações desenvolvidas pelo poder público. Ao longo do mês de setembro, a Casa do Povo vem fortalecendo a temática com a campanha “Fale. Eu me importo com você”.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, o isolamento social imposto pela pandemia impactou diretamente na vida das pessoas, efeitos que serão sentidos por um longo período.

A psicóloga Mariane Pedrosa relembra o processo de desconstrução dos tabus voltados para a saúde mental e como as lutas antimanicomiais trouxeram uma nova abordagem para o tema. “Historicamente os cuidados com a saúde mental se limitavam a pacientes com transtornos graves, infelizmente numa circunstância de exclusão. O paciente com transtorno mental era tratado como inválido, incapaz de exercer sua cidadania e existir dentro da condição humana com dignidade. As lutas antimanicomiais e até mesmo com advento do SUS, possibilitaram um olhar ampliado sobre os cuidados em Saúde Mental, trazendo como proposta uma rede mais humanizada e menos ligada ao modelo hospitalocêntrico”, apontou.

E a participação do poder público, como reforça a psicóloga, faz com que a informação seja mais pluralizada potencializando a disseminação do tema além de uma abordagem mais ampla sobre o bem-estar da população. “Hoje, com toda a influência da mídia e das redes sociais conseguimos atingir um público bem mais diverso e em maior velocidade. Isso faz com que temas como depressão, ansiedade tenham mais visibilidade e gerem identificação, mobilizando maior número de pessoas abracem a causa”, destacou.

“A gente percebe as pessoas estão adoecendo por vários motivos indo da depressão até o suicídio. Precisamos tratar as pessoas de forma diferenciada realizando uma escuta qualificada. Muitas vezes os indivíduos buscam desabafar, conversar, expor seus problemas e o outro deve disponibilizar tempo e direcionamento para a solução da dificuldade. Precisamos focar nas causas psicológicas, estar dispostos a oferecer uma palavra amiga, prestar apoio e conforto, visto que essas atitudes ajudam a salvar vidas”, reforça Eugênia Monteiro, enfermeira da Unidade de Saúde da CMFor.

A palestra será no formato virtual com abertura para participação da população.

Com informações de Rochelle Nogueira

Arte: SG Propag