Covid-19: doses adicionais e de reforço são aplicadas a partir desta sexta-feira (24)

24/09/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O agendamento e vacinação será de responsabilidade de cada Prefeitura

Vacinação COVID-19 no castelão Data:13.07.2021 Foto: Érika Fonseca

Idosos acima de 70 anos e pacientes com grau elevado de imunossupressão que já tomaram as duas doses do esquema vacinal ou a dose única (no caso da vacina da Janssen), já podem a partir desta sexta-feira (24) tomar doses adicionais e de reforço da vacina contra a Covid-19.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a responsabilidade de agendamento e de vacinação será realizado pelas prefeituras de cada município.

Dose adicional e de reforço

• Nos idosos acima de 70 anos, a dose de reforço deverá ser administrada seis meses após a última dose;
  • Em pessoas com alto grau de imunossupressão, a dose adicional deverá ser aplicada 28 dias após a última dose.

Nota técnica

No último dia (23), a Sesa divulgou uma nota técnica trazendo os detalhes sobre a necessidade da aplicação de mais uma dose contra a doença em idosos acima de 70 anos e pacientes com grau elevado de imunossupressão.

A nota ressalta que recentes estudos apontaram que algumas pessoas com alto grau de imunossupressão não têm resposta de anticorpos mesmo com a aplicação da vacina, o que justifica a vacinação com a dose adicional. O mesmo ocorre em relação ao perfil citado dos idosos, grupo populacional que possui maiores taxas de incidência e letalidade.

Pessoas com imunossupressão

Imagem: Sesa