Com compra de vacinas, Governo do Estado garante imunização para toda população adulta do Ceará

24/09/2021 - Anna Regadas

A aquisição direta das 300 mil doses da vacina contra Covid-19 não envolveu o Ministério da Saúde e foi feita em conjunto com outros quatro estados brasileiros: Espírito Santo, Piauí, Pará e Mato Grosso

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

O Governo do Estado garantiu estoque suficiente para a imunização de toda a população adulta do Ceará, através da compra direta junto ao Instituto Butantan de 300 mil doses da vacina Coronavac. A remessa dos imunizantes chegou ontem, 23, sendo encaminhada para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). As vacinas estão sendo distribuídas em 55 municípios cearenses.

A compra, segundo o governador Camilo Santana (PT), foi uma forma de prevenir os atrasos na imunização causados pela distribuição do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e garantir o quanto antes a imunização completa de toda a população adulta do Estado. “As vacinas vão ser utilizadas para aplicação de D1 e D2 e serão fundamentais para completarmos a imunização da população adulta do nosso estado”, publicou o gestor nas redes sociais, ao registrar a chegada dos imunizantes.

A aquisição foi feita em conjunto com outros quatro estados brasileiros: Espírito Santo (500 mil doses), Piauí (100 mil doses), Pará (1 milhão de doses) e Mato Grosso (600 mil doses). Com a compra, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) poderá remanejar os imunizantes de outros fabricantes para realizar a vacinação de adolescentes e cumprir a aplicação de terceira dose (D3) no público-alvo, composto por idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos.

O contrato original, firmado no início de agosto, com o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac era para a compra direta de três milhões de doses extras, divididas em dois lotes de 1,5 milhão de doses. De acordo com o governador Camilo Santana (PT), restante das doses serão entregue mediante o surgimento de demandas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

“Recebemos de imediato, 300 mil doses para imunizar logo 100% dos adultos no Ceará. O restante das vacinas será pedido por demanda pelo Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde. Com isso, podemos ajustar nossas vacinas para aplicar a terceira dose nos idosos e vacinar os nossos adolescentes. Por uma questão de prudência do próprio comitê, estamos aguardando a autorização da Anvisa (para aplicação em adolescentes) para que a gente possa fazer essa solicitação das 3 milhões de doses da CoronaVac”, explicou o gestor.

Dados da plataforma Vacinômetro, da Sesa, apontam que mais de nove milhões de doses já foram aplicadas, sendo cerca de 6 milhões de cearenses que receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.
“Atualmente temos mais de 90% dos adultos vacinados com pelo menos com a primeira dose na Capital cearense, e quase 90% de adultos vacinados no Estado do Ceará, também pelo menos com a primeira dose”, informou o governador. 

Foto: Érika Fonseca