Vereadores destacam a chegada de 300 mil doses da Coronavac no Ceará

23/09/2021 - Ana Clara Cabral

Durante o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta quinta-feira (23), os vereadores debateram sobre a compra direta da vacina Coronavac para o Ceará, Educação Inclusiva, prevenção ao suicídio e a presença dos servidores da saúde na Casa do Povo

Pedro França (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Pedro França Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou o trabalho desenvolvido pelo governador Camilo Santana (PT), na luta pela imunização dos cearenses contra à Covid-19. Enfatizou a compra direta no Instituto Butantan de mais de 3 milhões doses da Coronavac para o Estado e informou que nesta madruga o primeiro lote de 300 mil vacinas desembarcou em Fortaleza.

“É algo que nos engrandece bastante saber que durante a pandemia fomos bem cuidado. O trabalho desempenhado pelo governador Camilo Santana continua sendo um trabalho incansável”, disse. O vereador ainda destacou que 34% da população cearense já completou o ciclo vacinal com as duas doses ou dose única.

Júlio Brizzi (PDT)

Sessão plenária Vereador Júlio Brizzi Data: 25.02.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar registrou os avanços obtidos na aquisição de vacinas pelo Governo do Ceará, informando a chegada do primeiro lote da compra direta da vacina Coronavac. “Temos falado isso desde o começo do ano. Só as vacinas são capazes de salvar as vidas e nos livrar dessa pandemia. É o que está acontecendo. Se hoje estamos com baixa taxa de transmissão e de internação é por conta das vacinas”, pontuou.

Ainda, Júlio Brizzi afirmou: “É lamentável que a gente passe por esse período na história com tanta pequenez e mediocridade do principal gestor da república. Ao mesmo tempo, aqui no Estado vemos o esforço para conseguir vacina depois de muita luta do governador. Prefeito Sarto e Camilo Santana continuam seguindo a ciência, a orientação técnica e cuidando da vida do povo cearense”.

Dr. Vicente (PT)

Sessão plenária Vereador Dr. Vicente Data: 25.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Reforçou o compromisso do Estado com a saúde dos cearenses com a compra direta da vacina Coronavac. “É uma vitória do Camilo, que foi um exemplo de luta contra a pandemia. Parabenizo também o ex-secretário Cabeto”, disse.

O vereador falou da presença dos servidores da saúde na Casa do Povo e a importância da reivindicação dos mesmos por educação continuada. Conforme explicou Dr. Vicente, os servidores citados trabalham 40h semanais e desejam trabalhar 32h com mais 8 horas para a realização de cursos e capacitação. “É muito importante essa reciclagem e educação continuada para melhorar ainda mais o atendimento das pessoas que procuram o atendimento de saúde”, justificou.

Adail Júnior (PDT)

Sessão plenária Vereador Adail Júnior Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Adail Júnior, também enfatizou a chegada do primeiro lote das 3 milhões de doses da Coronavac compradas pelo Governo do Ceará diretamente com o Instituto Butantan, alcançando a capacidade de vacinação de todo o público adulto do Ceará até o fim do mês.

Ele lembrou que se o governador tivesse conseguido comprar as mais de 5 milhões de doses da vacina Sputnik V, não liberada pelo Governo Federal, o Ceará não saberia mais o que é Covid nesse momento.

Prof. Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O vereador destacou o pacote de ações em educação inclusiva anunciado ontem pela Prefeitura. “De forma imediata e emergencial vai haver contratação de mais de 500 pessoas, aquisição de 10 mil tablets, ampliação das estruturas de sala, dos recursos multifuncionais, com psicopedagogos, psicólogos e estagiários para o atendimento de alunos com necessidades especiais”, especificou.

“É um investimento de mais de 20 milhões de reais que vai beneficiar e olhar os alunos com necessidade especiais com uma ótica individual e necessária para que sejam incluídos de uma forma real e merecedora junto com toda a rede de alunos que está retornando agora para a sala de aula”, concluiu.

Márcio Martins (PROS)

Sessão plenária Vereador Márcio Martins Data: 05.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou sua satisfação com o pacote de ações da Prefeitura de Fortaleza em relação a educação inclusiva na rede municipal de educação. Márcio relatou que essa ação do Executivo Municipal também é fruto do trabalho da Câmara.

“Graças a Deus o prefeito Sarto consegue compreender a dificuldade que essas famílias e alunos têm e marca um gol de placa”, disse.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Solicitou ao Poder Público, em especial o Governo do Ceará, para realizar a distribuição correta de medicamentos para as crianças de têm diabetes mellitus (tipo 1), doença autoimune que necessita de insulina para a sobrevivência. Segundo o parlamentar, a insulina distribuída pelo Estado está em atraso. “Os gestores devem ter uma sensibilidade quanto às crianças que não podem viver sem insulina. A ausência pode causar danos irreversíveis”, declarou.

Danilo Lopes também mencionou a presença dos servidores da saúde na Câmara Municipal que reivindicam a educação continuada para reciclagem e capacitação profissional.

Enfermeira Ana Paula (PDT)

Sessão plenária Vereadora Enfermeira Ana Paula Data: 17.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Destaca a visita dos servidores da saúde de nível médio na Câmara Municipal que cobram a garantia de igualdade relacionada à educação permanente. A vereadora explana que os profissionais da atenção primária da saúde solicitam igualdade para que elas possam executar uma escala de 32 horas efetivas e 8 horas de educação permanente, assim como os profissionais de nível superior.

A parlamentar reitera que essa politica tem como objetivo atender com mais qualidade o fortalezense. “É muito importante que a partir desse momento que a Câmara receba esses servidores da Saúde, que nós possamos evoluir nessa pauta pensando no melhor atendimento”, pontuou

Sargento Reginauro (PROS)

13.11.2019

Ressaltou a necessidade de debater continuamente políticas de prevenção ao suicídio. O vereador lembrou a importância de discutir o tema em todos os setores da sociedade para gerar uma rede de apoio.

Reginauro ainda apresentou dados sobre suicídio, revelando ser os jovens do sexo masculino são os que mais tiram a própria vida. “Precisamos criar essa ampla rede de discussão em favor da vida oferecendo mecanismos para que essas pessoas possam recorrer”, disse.

Inspetor Alberto (PROS)

Sessão plenária Vereador Inspetor Alberto Data: 25.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Trouxe à tribuna o debate sobre as ações de grupos criminosos no estado do Ceará. O parlamentar solicitou mais rigor na segurança pública.

Foto: Érika Fonseca