Prefeitura de Fortaleza aplica terceira dose da vacina contra a Covid-19 na população idosa acima de 70 anos neste sábado

23/09/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O grupo foi priorizado devido à maior vulnerabilidade, tanto pela condição de institucionalizados quanto pela idade

Vacinação H1N1

A Prefeitura de Fortaleza inicia neste sábado (25/09) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos, por ordem decrescente de idade. No último dia 8 de setembro, a Prefeitura deu início a aplicação da terceira dose em idosos institucionalizados, isto é, os que moram em instituições para idosos, como; casas de repouso, asilos ou abrigos ou em residência inclusiva. Até esta quarta-feira (22/09), mais de 600 idosos já haviam recebido a D3. O grupo foi priorizado devido à maior vulnerabilidade, tanto pela condição de institucionalizados quanto pela idade.

A aplicação, neste sábado, do imunobiológico será realizada mediante agendamento. A Prefeitura está divulgando diariamente as listas nominais dos idosos que receberão o imunizante. As listas podem ser acessadas pelo site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. Também é possível consultar pelo site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br. A expectativa é atender mais de 27 mil idosos no primeiro dia de aplicação.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a decisão de aplicar a terceira dose foi determinada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Órgão, todos os indivíduos acima de 70 anos que receberam duas doses há seis meses deverão receber o reforço. Após a aplicação desse público, serão contemplados também os imunossuprimidos, após 28 dias da segunda dose.

O avanço na aplicação da terceira dose só foi possível porque a Prefeitura recebeu doses específicas para o público idoso. Serão priorizados os idosos da maior para a menor faixa etária, até chegar aos 70 anos. Para receber o imunizante, o cidadão deve comparecer ao centro de vacinação, com documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.

A pasta orienta que para os idosos restritos ao leito, é necessário que o familiar ou responsável se dirija, quando tiver seu agendamento confirmado nas listas, ao posto de saúde mais próximo para notificar a necessidade da aplicação domiciliar. Para solicitar a notificação na unidade, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade do idoso.

Foto: Érika Fonseca