Câmara retoma sessões solenes e audiências públicas na forma presencial a partir de outubro, seguindo os protocolos de saúde

22/09/2021 - Marcelo Raulino

Os vereadores deverão solicitar, com 15 dias de antecedência da data escolhida para o evento, a realização das audiências ou solenidades

Colégio de Líderes - Foto: Evilázio Bezerra

A Câmara Municipal de Fortaleza retorna a partir de 1º de outubro com as sessões solenes e audiências públicas na forma presencial, seguindo todos os protocolos de saúde. A medida foi informada durante reunião do Colégio de Líderes, nesta quarta-feira (22), na sala da presidência. “Entendemos que a partir de primeiro de outubro, poderemos fazer as solenidades presenciais cumprindo com os protocolos, mantendo o distanciamento, enfim reduzindo o número de pessoas participantes no plenário ou no auditório para avançarmos nesse sentido”, disse o presidente da Câmara, Antônio Henrique.

Os vereadores deverão solicitar, com 15 dias de antecedência da data escolhida para o evento, a realização das audiências ou solenidades via protocolo que encaminhará os pedidos para o Cerimonial. Com isso, será possível a Casa realizar uma organização das atividades. “Nós ouvimos os vereadores e já passamos para eles essas informações que era algo esperado há muito tempo, mas nós tínhamos que aguardar o melhor momento, tendo em vista que a pandemia nos criou essa situação que a gente precisava esperar e, graças a Deus estamos superando,” pontuou.

Com relação as sessões ordinárias e extraordinárias, o presidente Antônio Henrique ressaltou que continuarão da forma atual, isto é, dois dias por semana, de forma híbrida, quando o vereador pode estar em plenário, em seu gabinete ou outro ambiente. Entende que esse formato terá continuidade até final do ano. “Até lá faremos uma análise para no próximo ano fazermos as alterações que forem necessárias”, frisou.

Central da Cidadania

Outro assunto tratado no encontro foi a inauguração da Central da Cidadania, que acontecerá no dia 1º de outubro, Dia do Vereador. “A Central será uma inovação que a Câmara Municipal está criando, graças a Deus, a gente tem feito um trabalho para aproximar cada vez mais a população da Câmara Municipal, e no dia 1º de outubro, dia do vereador, nós vamos estar inaugurando essa Central. São vários serviços que serão prestados nesse novo setor, que levará o nome Vereador Iraguassú Teixeira que foi um grande vereador além de um grande médico. Passou aqui na Câmara seis mandatos e queremos fazer essa homenagem mais do que justa a esse homem que prestou serviços à cidade de Fortaleza, e entendemos que a Central da Cidadania vai dar essa contribuição para o povo da nossa cidade com os serviços que serão prestados”, concluiu.

Foto: Evilázio Bezerra