Inicia nesta segunda-feira, 20, última fase de retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino

20/09/2021 - Anna Regadas

As unidades de ensino municipais vão manter o sistema de rodízio semanal, com a presença de 50% dos alunos de cada série

Aulas - Foto: Érika Fonseca

Os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos, poderão retornar às aulas presenciais, a partir desta segunda-feira, 20. A retomada faz parte da última fase do cronograma elaborado pela Prefeitura de Fortaleza, contemplando portanto todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino .

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), mesmo com o decreto do Governo, que autoriza o funcionamento das escolas com 100% da sua capacidade, as unidades de ensino municipais vão manter o sistema de rodízio semanal – aulas presenciais numa semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares.

Assim, na semana em que os estudantes não estiverem presencial na unidade escolar vão receber seu plano de estudos/propostas de vivências, onde estarão participando de interações, vivências e desenvolvendo as atividades em casa, propostas pelos professores da turma em parceria com as famílias.

Cronograma de retomada

A primeira etapa do cronograma iniciou no dia 08 de setembro, com as turmas do Infantil III, IV, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (33,2% dos alunos matriculados). Já a segunda etapa, iniciada na última semana, incluiu os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (totalizando 61,3% dos estudantes). Com esta última etapa, a SME informa que vai avaliar com cautela como está sendo o retorno presencial nas escolas municipais, para então poder definir quais serão os próximos passos.

O plano de retomada incluiu ações de sensibilização com profissionais e comunidade escolar, formações sobre protocolos sanitários e Avaliação Diagnóstica de Rede para todos os alunos do Ensino Fundamental, a fim de analisar os níveis de aprendizagem dos estudantes, bem como planejar as estratégias de intervenção a serem adotadas.

Pacote Volta às Aulas

Para garantir um retorno seguro às aulas presenciais, a Prefeitura lançou o Pacote Volta às Aulas, com estratégias focadas no enfrentamento ao abandono escolar, rastreamento dos casos de Covid-19 na Rede, alimentação dos estudantes, apoio tecnológico e infraestrutura

Foram selecionados mais de 1300 agentes escolares, que já estão atuando nas ações para integração dos alunos, identificação de possíveis situações de abandono e apoio à gestão na rotina escolar. Também já está disponível e em funcionamento o sistema Rastreio Covid Fortaleza, que monitora casos suspeitos e positivos de Covid-19 na rede municipal de ensino e realiza o rastreamento de todos os que tiverem contato com os infectados.

As estratégias contam ainda com a continuidade da entrega dos kits de alimentação, referentes aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, e a aquisição de mais 28.500 tablets para os alunos.

Todas as unidades escolares da Rede Municipal foram analisadas e passaram por adequações em suas estruturas, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, que inclui, por exemplo, instalação de lavatórios e abertura de passagem e melhor circulação de ar.

Além da disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual necessários para uso dos alunos e dos profissionais da Educação, incluindo máscara de tecido, avental, touca, sapatilha, bem como materiais e insumos. Dentre eles: pulverizador, termômetro, álcool em gel e os dispositivos para uso, sabonete líquido, água sanitária e garrafas squeeze para uso individual.

Foto: Érika Fonseca