Ceará realiza programação cultural gratuita na Primavera dos Museus 2021

20/09/2021 - Ana Clara Cabral

Equipamentos da Secult Ceará se unem aos museus do Brasil para a valorização e promoção da cultura

Começa nesta segunda (20) a celebração da 15ª Primavera dos Museus 2021. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) conta com uma programação especial até 27 de setembro, juntamente com iniciativas de museus de todo o Brasil.

A Coordenadoria do Patrimônio Cultural e Memória (Copam) e a Rede de Equipamentos de da Cultura do Ceará realiza uma série de atividades onlines e presenciais, transmitidas pelo canal do YouTube da Secult Ceará e dos equipamentos culturais do estado como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, o Sobrado Dr. José Lourenço, o Museu do Ceará, o Museu da Imagem e do Som (MIS-CE), o Museu Sacro São José de Ribamar e a Casa de Saberes Cego Aderaldo.

“Museus: perdas e recomeços” é o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) este ano, convidando a população à “reflexão sobre a função dos museus neste momento de tantas perdas pela qual o Brasil e o mundo passaram, com impacto não somente no presente, mas também nas memórias e no futuro dos brasileiros”, conforme Secult Ceará.

Abertura

A abertura do evento acontece nesta segunda, às 14h, com uma live no Youtube da Secult para dialogar com museus contemplados pelo edital do Patrimônio da Lei Aldir Blanc no estado. São convidados: Museu da Imagem Tremembé de Almofala; o Ecomuseu de Moitas; o Museu Virtual do Bordado Cearense; o Museu Ferroviário do Ceará; Museu Siará em Miniatura; e o Museu dos Kanindé.

Programação

Oficinas, debates, mesas-redondas, visitas mediadas e vídeo de comemoração dos 54 anos do Museu Sacro São José de Ribamar, inaugurado em Aquiraz em 27 de setembro de 1967 estão dentro do cronograma.

Também são destaques: a visita à exposição “Vaqueiros”, em cartaz no Museu da Cultura Cearense mediante agendamento para o público em geral; a live “Vivendo de Lutas: Direito, visibilidade e expressão nas comunidades surdas”, no dia 22/09; e a live Museu Tertuliano de Melo: Acervos e Cultura Material no Sertão Central cearense, promovida pela Casa de Saberes Cego Aderaldo, no dia 23/09.

20/09

14h – MESA de abertura da Primavera dos Museus
Diálogo com os museus contemplados pelo Edital de Patrimônio da Lei Aldir Blanc

21/09

9h – OFICINA: Mulheres na arte: bordando afetos e política, com Wilma Farias Góis – Atividade presencial
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (R. Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza)

18h – CINE DEBATE do Filme “Carne”, com o tema “O corpo da mulher e suas representações”

22/09

18h – LIVE Vivendo de Lutas: Direito, visibilidade e expressão nas comunidades surdas

23/09

10h – LIVE: Museu do Ceará: Reinvenção e Recomeço
Local: YouTube da Secult Ceará

14h – LIVE: Isto não é uma Palestra!
Local: YouTube da Secult Ceará

14h – RODA DE CONVERSA: Residência (Abertura de Processo) – Costura para fora – Atividade presencial
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (R. Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza)

19h – LIVE: Museu Tertuliano de Melo: Acervos e Cultura Material no Sertão Central cearense