Novas decisões para restaurantes, buffets, escolas e eventos-teste foram anunciadas pelo governador

17/09/2021 - Rochelle Nogueira

As novas medidas avançam diante da redução nos números de transmissão, nos casos e óbitos em todo o estado em decorrência da vacinação avançada dos cearenses

O governador Camilo Santana (PT), acompanhado da secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves, anunciou medidas do novo decreto estadual de enfrentamento à pandemia que passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira, 17. O decreto determina:

– Ampliação do o horário de funcionamento dos restaurantes até 1h da manhã em todo o estado, com ampliação de 8 pessoas por mesa;
– Autoriza o uso dos salões de festas em condomínios, seguindo os mesmos protocolos dos buffets;
– As salas de aulas poderão funcionar com 100% da capacidade respeitando o distanciamento. Também haverá a opção de ensino híbrido (presencial ou virtual) para os pais decidirem a melhor opção para os seus filhos;
– Os eventos poderão funcionar com 200 pessoas em locais fechados e 400 em espaços abertos;
– Fica autorizada a realização de evento-teste de futebol profissional na Arena Castelão, cabendo a Confederação Estadual de Futebol definir qual o jogo a ser realizado. A capacidade será de 10% de público, com a exigência das pessoas terem tomado as duas doses da vacina.

Na live pelas redes sociais a secretária Ricristhi Gonçalves apresentou os dados relacionados à Covid-19 que apontam queda nos números de transmissão, nos casos e óbitos em todo o estado em decorrência da vacinação avançada dos cearenses.

“Isso não é motivo para baixarmos a guarda. A gente vive um momento com um pouco mais de flexibilização, mas a gente não pode deixar de de estar atento as medidas de controle”, comentou Ricristhi.

O governador informou que já são quase 9 milhões de doses aplicadas e reforçou que a imunização dos adolescentes entre 12 e 17 anos continua normalmente em todo o Ceará, seguindo a decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne a Sesa e todos os secretários municipais de Saúde.

“É muito importante que os cearenses continuem tomando todos os cuidados, sempre usando máscara e álcool gel. Juntos estamos superando essa pandemia!”, disse Camilo Santana.

Vacinômetro Ceará

Doses aplicadas: TOTAL: 8.954.607

1ª dose: 5.856.501
2ª dose: 2.938.680
dose única: 159.426

Foto: