Situação hídrica do país, ações na saúde e esporte são destaques no Pequeno Expediente

16/09/2021 - Anna Regadas

Na sessão ordinária desta quinta-feira (16), os vereadores destacaram ações voltadas para a ampliação da rede de atenção à saúde, educação e a crise envolvendo a produção de energia

Didi Mangueira (PDT)

Sessão plenária Vereador Didi Mangueira Data: 12.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar repercutiu sobre a problemática da crise hídrica que afeta o país, principalmente na região sul e sudeste. Didi Mangueira lembrou do ‘Canal do Trabalhador’, criado na gestão do ex-governador Ciro Gomes (PDT), que em apenas 90 dias, trouxe água do Açude Orós para Fortaleza. “Tivemos sete anos consecutivos de seca e não tivemos colapso no abastecimento de água em Fortaleza”, lembra.

Para o vereador o momento é crítico, gerando problemas na distribuição de energia, e consequentemente, um aumento na cobrança das tarifas de consumo de energia elétrica.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O vereador destacou a preocupação com o acúmulo de lixo em alguns pontos da cidade. Ele informou que propôs uma audiência pública para tratar do assunto. Danilo ressaltou a importância da educação e lembrou do projeto de sua autoria para a criação do Projeto Jovem Agente Ambiental.

“Porque dentro do orçamento deste ano a gente já não prepara a cidade para fazer com que jovens ganhem bolsas para educar as suas comunidades? Que se façam propagandas educacionais, que as escolas trabalhem isso, que a gente possa conversar com as empresas que fazem a coleta, porque o lixo traz doenças”, concluiu.

Gabriel Aguiar (PSOL)

Sessão plenária Vereador Gabriel Aguiar Data: 24.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Chamou atenção para a crise hídrica e energética no país, que tem gerado um grande impacto na vida da população, ocasionando inclusive o aumento de mais de 50% do valor cobrado na conta de energia. Gabriel alertou que o problema associado ao desmatamento da Floresta Amazônica, ao fenômeno conhecido como La Niña e à crise climática poderá chegar a um colapso, se nada for feito.

“Cerca de 70% da fonte de energia do nosso país vem das hidrelétricas que dependem de um fluxo hídrico e dos ecossistemas pluviais, dos nossos rios, mas hoje as principais nascentes do nosso país e bacias hidrográficas não estão com água suficiente para gerar energia. Por isso é interessante que cada um mude o seu hábito e busque economizar”, alertou o parlamentar apontando que cerca de 70% da água potável no Brasil vai para o Agronegócio, 20% para a atividade industrial, e apenas 10% para o consumo domiciliar.

Dr. Vicente (PT)

Sessão plenária Vereador Dr. Vicente Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou a visita de representantes dos candidatos aprovados para o cadastro reserva no último concurso para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Fortaleza, realizado em 2018, recebidos por uma comissão especial de vereadores. Os profissionais, segundo o parlamentar, solicitaram a mediação da Câmara junto ao Executivo Municipal.

O vereador falou sobre um indicativo solicitando da Prefeitura a criação de novas vagas para viabilizar o chamamento dos aprovados. Dr. Vicente ainda relatou problemas no funcionamento dos CAPS com a falta de profissionais e espera que esses candidatos aprovados possam ser convocados.

Júlio Brizzi (PDT)

VEREADOR JÚLIO BRIZZI

O parlamentar comentou sobre a votação da PEC 13/21, que aconteceu ontem no Senado Federal, que permite que os estados e municípios possam investir menos do que o percentual mínimo em educação, que é de 25% do orçamento, e no caso da União Federal, 18%. “A gente vê nos últimos anos o orçamento da educação nacional reduzindo muito. Ao invés de ampliar e investir mais, a PEC reduz orçamento e direitos. É um momento difícil para a educação”, lamentou.

Júlio Brizzi também falou sobre a importância do respeito ao nome social do público trans. “Em 2015, quando entrei na Coordenadoria de Juventude com o prefeito Roberto Cláudio, saiu uma norma federal obrigando os órgãos públicos a mudar o nome dessas pessoas. É um direito das pessoas. Infelizmente, vários órgãos ainda não cumprem o que a norma diz, muitas vezes por descuido. Fica nosso registro de solidariedade, apoio e de cobrança pela atenção ao direito do público trans”, finalizou.

Marcelo Lemos (PSL)

Sessão plenária Vereador Marcelo Lemos Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Ocupando a tribuna da Câmara, o vereador solicitou ao Governo do Estado e órgãos de saúde para que o mais breve possível a Arena Castelão possa receber partidas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, com a presença do público.

O parlamentar ressalta que através de um planejamento sanitário será possível receber essas partidas, principalmente com a possibilidade de receber uma final da Copa do Brasil entre Fortaleza e o vencedor do jogo entre Flamengo e Atlético/PR.

Paulo Martins (PDT)

VEREADOR PAULO MARTINS

Destacou o desempenho do Fortaleza Esporte Clube, que se classificou para as semifinais da Copa do Brasil após a vitória de ontem, por 3 a 1 contra o São Paulo. O parlamentar falou sobre a atuação da equipe que tem ressaltado o futebol cearense no cenário nacional.

“Com muito mérito o time chegou nas semifinais na Copa do Brasil. O Fortaleza vem fazendo uma campanha histórica. No primeiro turno conquistou a terceira posição, agora está em quarto. E a gente espera que o clube continue assim ganhando e batendo recordes, fazendo com que o futebol cearense seja elevado em todo o território nacional”, frisou.

Márcio Martins (PROS)

Sessão plenária Vereador Márcio Martins Data: 09.06.2021 Foto: Érika Fonseca

O vereador se posicionou contrário à gestão das Organizações Sociais e pediu atenção dos colegas parlamentares na tramitação de matérias referentes a atuação delas no município. “As OS’s no Brasil são empresas travestidas de organizações sociais para enriquecer com o dinheiro do brasileiro”.

Adail Júnior (PDT)

Sessão plenária Vereador Adail Júnior Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou o trabalho realizado pela gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), apontando as inúmeras obras realizadas nas áreas de mobilidade urbana e saúde, que contemplaram toda a cidade de Fortaleza. O parlamentar também elogiou a gestão no enfrentamento à pandemia e na garantia da assistência médica à população em 2020.

“O prefeito Roberto Cláudio transformou a saúde aqui com 12 UPA’s, com postos de saúde, policlínicas, o IJF 2, a ampliação do Hospital da Mulher, a criação do Hospital da Criança”, apontou

Enfermeira Ana Paula (PDT)

A parlamentar comemorou o avanço na tramitação do projeto de lei de sua autoria que trata da possibilidade da criação do Núcleo de Saúde Mental dentro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das mais de 700 ligações que o Samu recebe por dia, 50 são sobre remoções psiquiátricas. Enfermeira Ana Paula enfatizou que a indicação foi construída com a participação de enfermeiros do serviço de atendimento pré-hospitalar e Samu. “Nosso mandato foi porta de entrada para que esse projeto pudesse se consolidar e tramitar no dia de hoje. Acredito que seja um projeto que vai contribuir muito para a melhoria do serviço do Samu”, declarou.

Com informações de Ana Clara Cabral e Cleonardo Dias.

Foto: Érika Fonseca