Fardamento da Guarda Municipal, prática de exercícios e compra de vacinas são abordados no Grande Expediente

16/09/2021 - Anna Regadas

Se pronunciaram os vereadores Gardel Rolim, Ronivaldo Maia, Priscila Costa e Danilo Lopes

Prática de exercícios físicos

Ocupando a tribuna pelo tempo da liderança partidária, o vereador Danilo Lopes (Podemos), fez uma explanação sobre a importância de incentivar a prática de esporte seguro e orientado para os fortalezenses nas áreas públicas.

Na ocasião, o vereador destacou que apresentou um projeto onde disponibiliza que profissionais de educação física sejam contratados para que a população tenha efetivamente uma orientação de um profissional, principalmente nas praças públicas. “Que a gestão pública possa ter a visão de prevenção através do exercício físico”, pontuou.

Implantação de câmeras no fardamento de agentes da Guarda Municipal

Durante o grande expediente, o vereador Ronivaldo Maia (PT) apresentou projeto de sua autoria que pretende disponibilizar na farda dos agentes Guarda Municipal, uma câmera a fim de registrar o desempenho e comportamento dos profissionais. Conforme o vereador, a medida é uma forma de resguardar tanto os guardas municipais quanto à população de Fortaleza.

O parlamentar ainda destacou iniciativas do Governo do Estado citando a inauguração da nova sede da Escola de Ensino Médio Hilza Diogo, localizada no bairro Vila Velha, realizada na manhã desta quinta-feira (16) e a abertura de processo seletivo do programa Cozinhas Sociais. De acordo com Ronivaldo, a formação visa apoiar 10 instituições que já realizem trabalhos sociais em comunidades vulneráveis ligado à produção e distribuição de alimentos.

Vacinação de adolescentes

Já a vereadora Priscilla Costa (PSC) falou da angustia dos pais diante da falta de informações mais claras sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 18 anos. Ela afirmou que na semana passada o Ministério da Saúde não recomendava vacinar jovens de 12 a 18 anos e que se baseava em estudos recentes, já nesta segunda-feira o mesmo Ministério lançou outra nota, mantendo a recomendação, mas informando que a Anvisa havia autorizado a vacinação com a Pfizer, em caráter emergencial.

Priscilla sugeriu que a Prefeitura de Fortaleza, para continuar a vacinação em adolescentes, adote um termo de consentimento com informações sobre essa autorização emergencial. “Esse termo inclusive está incluso no projeto de lei que apresentei determinando não ser obrigatória a vacinação. Esse termo inclusive resguarda a Prefeitura”, concluiu.

Compra de vacinas

Em resposta ao vereador Carmelo Neto (Republicanos) que criticou o governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza de prometerem a compra de vacinas contra Covid-19 e não terem cumprido, o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT) pontuou que o Plano Nacional de Imunização foi criado há mais de 20 anos e deixa bem claro que quem compra vacinas e distribui para os estados é o Governo Federal. “O que o governador fez foi pedir autorização na Justiça para comprar a vacina e não foi dada, a liberação da vacina sputinik foi solicitada à ANVISA foi negada”, disse

Ele também criticou a fala da vereadora Priscilla Costa que se posicionou contra a aplicação da vacina para adolescentes sugerindo a criação de um termo de consentimento. Gardel afirmou que comprar a vacina não é suficiente, e é preciso todo um aparato para que ela chegue nos braços das pessoas. “Vacinar não é só aplicar a vacina, a Prefeitura teve que contratar equipes, comprar insumos, materiais, articular a logística de vacina e até montar um aplicativo para cadastrar a população. Acho que vossa excelência quer confundir,” afirmou.

Em aparte, o vereador Danilo Lopes (Podemos) afirmou que a função da Prefeitura é executar, “eu tenho feito críticas a mudança do Plano Nacional de Imunização pela CIB estadual, que é bipartite, mas eu só tenho elogios a fazer sobre como Fortaleza chegou ao nível atual de imunização. A mudança do plano não foi culpa da Prefeitura, pois o Comitê é formado por vários órgãos. Sabemos quer houve atraso e que o Governo Federal procrastinou a compra de vacinas. Um artigo recente do Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos indica que quem está morrendo lá são os não vacinados, e é claro, quando você vacina bilhões de pessoas vai ter reação em alguém”, avaliou.

Foto: Érika Fonseca