Transporte de passageiros por aplicativo, saúde e oportunidade para juventude foram debatidos no Grande Expediente

15/09/2021 - Rochelle Nogueira

Os vereadores têm o tempo de 10 minutos para explanar sobre assuntos de interesse da cidade e da população

Transporte de passageiros

Em debate no Grande Expediente parlamentares repercutiram a reunião entre uma comissão de vereadores e representantes dos motociclistas do serviço de transporte de passageiros por aplicativo. O vereador Márcio Martins (PROS) destacou o diálogo aberto com a base do governo para a construção de uma proposta que regulamente a atividade exercida pela categoria na Capital.

“Nós vamos avançar e fiz o aqui o desafio para sermos a primeira capital brasileira a legalizar essa atividade exercida por motociclistas”, ressaltou Márcio Martins.

O líder do Governo, vereador Gardel Rolim (PDT), destacou que a situação coloca em evidencia a necessidade de uma legislação federal sobre o assunto. O parlamentar atentou ainda para a participação de representantes das empresas no debate, e com isso definir as responsabilidades dos aplicativos com os profissionais.

Pelo tempo da Liderança da Oposição, Márcio Martins (PROS) falou ainda da situação dos motoristas de aplicativo, que vem enfrentando problemas junto as empresas no cumprimento da legislação. Em reunião com o senador Eduardo Girão, o parlamentar tratou sobre a temática e demandas para a cidade.

O vereador ainda citou projeto de sua autoria denominando o nome da Areninha do Jardim América como Areninha Pedro Martins.

Saúde

A vereadora Larissa Gaspar (PT) utilizou a tribuna para destacar reunião com profissionais da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS para que o Município convoque as pessoas aprovadas no cadastro de reserva no concurso de 2018. “Em vez de chamarem os concursados estão chamando as pessoas do processo de seleção, o que não permite a criação de vínculos que é muito importante no processo de evolução do quadro dos pacientes”, enfatizou.

A vereadora questionou ainda a aprovação de uma lei que utiliza recurso público contra métodos contraceptivos e contra o aborto legal . “São diretos e estão previstos na legislação. É inadmissível que uma lei inconstitucional como essa seja sancionada”, alertou.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB), autor do projeto que resultou na Lei n° 11.159, sancionada pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), esclareceu que a Semana pela Vida, tem como objetivo a promoção de ações que visam o combate do aborto, com campanhas publicitárias e informativas que esclarecem os possíveis problemas gerados pelo aborto e do uso de anticoncepcionais.

“Aqui foi aprovada pela CMFor uma legislação que trata sobre a Semana pela Vida e os cuidados que precisamos ter com os mais vulneráveis”, destacou Jorge Pinheiro.

Mobilização popular

O vereador Julierme Sena (PROS) destacou que os atos realizados no último final de semana, contra o presidente Jair Bolsonaro, comprovaram que a terceira via não existe. Ele destacou que mesmo com o apoio da mídia não conseguiu mobilizar o povo para as ruas. “Estou do lado da democracia e da liberdade de expressão. Nenhum cidadão quer vandalismo, ideologia de gênero, controle da mídia ou esse pacote de maldade que a esquerda quer implementar no nosso país”, pontuou.

Esporte

O vereador Júlio Brizzi (PDT) repercutiu sobre os Jogos Escolares de Fortaleza promovido em 2021, em parceria da Secel com as Federações Esportivas. O parlamentar destacou a participação de 1.112 atletas e 173 escolas nas mais diversas modalidades.

O vereador repercutir também as falas do presidente Jair Bolsonaro no ato do dia 7 de setembro contra as instituições e poderes da República. “A fala do presidente no dia 7 de setembro se referindo ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, é uma afronta a constituição. É preciso respeitar as regras”, disse o vereador.

Emprego e renda para a juventude

O vereador Léo Couto (PSB) destacou os projetos lidos em plenário com enfoque nos que geram trabalho e renda para a juventude. “O desemprego assola esse país e minha bandeira é a geração de emprego e renda. Fui convidado pelo prefeito Sarto para o lançamento do Programa Juventude Digital inserido como política pública permanente em Fortaleza. Esse projeto é tão bacana e similar ao que apresentei. A gente tem que procurar iniciativas privadas, parcerias, para mudar a vida de vários jovens e é por isso que estamos aqui para mudar a vida das pessoas”, declarou.

Feira da José Avelino

Pelo tempo da Liderança do Executivo, o vereador Adail Júnior (PDT) repercutiu as ações da base aliada com os feirantes da José Avelino enfatizando que as mediações caminham para uma conquista baseada no entendimento entre a gestão e os feirantes. “Quando em meu pronunciamento me referi aos feirantes da José Avelino, quis fazer uma comparação do que os oposicionistas fizeram em relação aos motoristas de aplicativo. Agora somos nós da base do governo que estamos resolvendo a questão dos feirantes e minha fala é de reconhecimento a esse momento de mediação”, enfatizou o líder.

Com informações de Anna Regadas

Foto: Érika Fonseca