Diálogo com motociclistas e campanhas Setembro Amarelo e de prevenção ao câncer são destaques na sessão de hoje (15)

15/09/2021 - Anna Regadas

O Pequeno Expediente contou com a participação dos vereadores Adail Júnior, Dr. Vicente, Gardel Rolim, Luciano Girão, Enfermeira Ana Paula, Jorge Pinheiro, Márcio Martins, Professor Enilson, Sargento Reginauro e Ronivaldo Maia

Sargento Reginauro (PROS)

Sessão plenária Vereador Sargento Reginauro Data: 17.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando o Dia Mundial de Prevenção ao Linfoma, o parlamentar falou da campanha para salvar a vida da jornalista Marina Alves e ressaltou a importância da doação de sangue, plaquetas, hemácias e de medula óssea. Sargento Reginauro ressaltou a sua vivência no tratamento do câncer desde 2020.

“É um gesto simples que nos custa quase nada, mas que vai salvar vidas. O caso da Marina que não tem irmãos é uma luta e vai ser uma grande corrida para encontrar alguém compatível, mas nos esperamos que assim como ela, tantas outras Marinas possam ser salvas. Vamos entrar nesta corrente pois muita gente será beneficiada. Então você que tem de 18 a 35 anos e está com a saúde bem, faça sua parte e procure o Fujisan, para o cadastro. Que nesta data façamos esta reflexão e exercício de amor”, frisou.

Professor Enilson (Cidadania)

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar destacou reunião com os motociclistas que realizam o serviço de transporte de passageiros na Capital e uma comissão de vereadores. Enilson reforçou o compromisso do Legislativo na mediação da situação dos trabalhadores junto ao Executivo, buscando a construção de uma proposta de regulamentação da atividade.

Dr. Luciano Girão (Progressistas)

Sessão plenária Vereador Luciano Girão Data: 05.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Registrou a parceria firmada entre a Cruz Vermelha e a Secretaria Municipal de Saúde, mediada pelo seu mandato. A iniciativa resultou na concessão de um ônibus equipado com quatro consultórios pela entidade ao Município no apoio a campanha de vacinação contra Covid-19. Dr. Luciano ressaltou a dificuldade que alguns cidadãos enfrentam no deslocamento aos pontos de vacinação.

“Com esse ônibus, e apoio da Cruz Vermelha, a gente vai conseguir chegar nos locais em que a cobertura da vacina ainda é baixa e diminuir os índices da Covid-19. E fica aqui o meu agradecimento e reconhecimento ao trabalho da Cruz Vermelha, entidade internacional que presta serviço comunitário em todo o mundo e que neste período agora de pandemia vem exercendo o seu papel sempre humanitário”, afirmou.

Gardel Rolim (PDT)

Sessão plenária Vereador Gardel Rolim Data: 18.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O líder do Governo na Câmara destacou com entusiasmo a tramitação do Projeto de Lei 537/21, de autoria da Prefeitura de Fortaleza, que cria o Programa Juventude Digital e está na pauta da sessão plenária desta quarta-feira (15). O projeto visa alcançar jovens da escola pública que estejam cursando a partir do 9º ano.

Na ocasião, o vereador enfatizou que o projeto visa beneficiar cerca de 40 mil jovens ao longo da mandato do prefeito Sarto. A proposta é qualificar a juventude para o mercado de trabalho digital. “É um mercado que movimenta milhares de empregos e bilhões de reais através da programação de jogos eletrônicos, aplicativos e outras tantas”, disse. Finalizou solicitando o apoio de seus pares na aprovação da matéria.

Enfermeira Ana Paula (PDT)

Sessão plenária Vereadora Enfermeira Ana Paula Data: 17.06.2021 Foto: Érika Fonseca

Em sua fala chamou atenção da Campanha Setembro Amarelo, apresentou dados sobre suicídio na Capital. Segundo a parlamentar, os dados do IntegraSus mostram que Fortaleza tem um alto número de suicídios entre homens na faixa etária de 40 a 49 anos e com a maioria dos casos acontecendo dentro de casa.

A vereadora relatou a importância dos cuidados com a saúde mental dos fortalezenses e apontou um aumento dos casos durante a pandemia. Enfermeira Ana Paula finalizou solicitando mais ações públicas sobre o tema da prevenção ao suicídio destacando a necessidade da convocação dos provados do último concurso da Rede de Atenção Psicossocial do Município.

Jorge Pinheiro (PSDB)

Sessão plenária Vereador Jorge Pinheiro Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando a Caminhada PraVida, realizada no último dia 12, promovida pelo Programa de Apoio à Vida (PraVida), um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). O vereador ainda ressaltou que em respeito as vítimas da Covid-19, a caminhada foi realizada em silêncio.

O parlamentar enfatizou a necessidade de uma atenção especial para a saúde mental da população de Fortaleza. “Se hoje o suicídio fosse catalogado como uma doença, nós estaríamos vivendo uma pandemia”, disse. Finalizou chamando atenção de todos para ficarem atentos aos sinais e identificar possíveis traços de algum transtorno mental.

Dr. Vicente (PT)

Sessão plenária Vereador Dr. Vicente Data: 25.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O vereador falou que se reuniu com a Comissão do Idoso da OAB para tratar da importância do Estatuto do Idoso. O encontro resultou na proposta para a realização de audiência pública na Câmara Municipal com a presença dos vereadores, das Comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Casa e Ministério Público. O objetivo é discutir políticas públicas para o idoso e fortalecer o acesso à informação.

Márcio Martins (PROS)

Sessão plenária Presidente Márcio Martins Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

O parlamentar destacou a reunião com os motociclistas que aconteceu nesta quarta-feira, 15, para discutir a regulamentação da atividade de “Moto Uber”. “Esse povo estava na rua trabalhando para que a gente ficasse seguro em casa. Hoje o governo e oposição deram as mãos para fazer o que a população espera de nós. Tenho certeza que vamos entregar o melhor projeto de regulamentação da atividade”.

Adail Júnior (PDT)

Sessão plenária Vereador Adail Júnior Data: 19.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou a reivindicação dos motoqueiros que exercem atividade remunerada pela regulamentação da profissão e registrou o empenho dos vereadores da base do governo no diálogo com a categoria em busca de uma solução. De acordo o parlamentar, a liminar que permite o exercício da atividade em Fortaleza, citada pelo vereador Márcio Martins (PROS), é algo temporário e não resolverá o problema.

Ronivaldo Maia (PT)

Sessão plenária Vereador Ronivaldo maia Data: 26.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacando o Dia Nacional de Mobilização contra a PEC 32, que aconteceu ontem (14), o vereador Ronivaldo Maia falou da presença de servidores municipais, estaduais e federais na Praça da Imprensa em manifestação contra a proposta.

O parlamentar falou ainda das manifestações realizadas pelo Brasil ressaltando a força dos movimentos populares no Grito dos Excluídos. “Esse país é muito forte, é uma referência no mundo, será pela força do seu povo uma força para o mundo. Para isso, é preciso que quem governe faça a sua parte”.

Com informações de Ana Clara Cabral, Adriana Albuquerque e Cleonardo Dias.

Foto: Érika Fonseca