Comissão de Meio Ambiente aprova indicativo que sugere a criação do Programa Coleta Consciente

14/09/2021 - Cleonardo Dias

A matéria tem o objetivo de impedir o descarte irregular em vias públicas e terrenos baldios de materiais em desuso como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal

Comissão de Meio Ambeinte - Foto: Érika Fonseca

Durante a reunião da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente realizada na manhã desta terça-feira (14), o colegiado aprovou a continuidade da tramitação do Indicativo nº 199/21, de autoria do vereador Dr. Luciano Girão (Progressistas), que trata sobre a criação do Programa Coleta Consciente em Fortaleza.

A matéria tem o objetivo de impedir o descarte irregular em vias públicas e terrenos baldios de materiais em desuso como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, entre outros.

Para isso, o indicativo pretende propor que a Prefeitura realize a concientização da população para que o descarte dos referidos materiais sejam coletados em dias e rotas programadas. A ideia é atender também aquelas pessoas que não têm condições de fazer o descarte dos materiais nos Ecopontos.

O autor do projeto destaca a importância em envolver a sociedade para que junto do poder público possam desenvolver ações para manter um meio ambiente equilibrado. “O projeto visa também dar algumas atribuições a sociedade civil para que ela tenha a responsabilidade de cuidar do meio ambiente”, explicou.

Demais projetos apreciados pela Comissão

Ao todo, a Comissão aprovou 9 projetos, sendo 6 de indicação e 3 requerimentos, entre eles o Indicativo nº 456/21, do vereador Gabriel Aguiar (Psol), que cria o Plano Municipal de incentivo à circulação de veículos movidos à propulsão elétrica e híbridos.

A reunião em formato híbrido foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Brunos Mesquita (PROS), e teve a participação dos parlamentares Gabriel Aguiar (Psol), Cláudia Gomes (DEM), Léo Couto (PSB), Luciano Girão (Progressistas) e Inspetor Alberto (PROS).

Confira a pauta completa da reunião da comissão clicando aqui.

Foto: Érika Fonseca