Variante Delta: Sesa convoca passageiros para testagem e monitoramento

30/07/2021 - Rochelle Nogueira

Os passageiros oriundos dos voos que tiveram a confirmação de viajantes com a variante Delta, estes devem realizar testagem para monitoramento e quarentena de 14 dias

O Estado do Ceará recebeu a informação, por meio da FIOCRUZ-CE, que foram identificados quatro casos da variante Delta (B.1.617.2) em passageiros que vieram da cidade do Rio de Janeiro para a capital cearense.

Os viajantes foram testados entre os dias 19 e 21 de julho, no Aeroporto de Fortaleza. Dentre eles estão três mulheres (duas com 25 anos e uma com 22) e um homem de 26 anos de idade. Duas mulheres são residentes em Fortaleza, outra em Caucaia e o homem do município de Itapipoca.

A Secretaria de Saúde do Ceará – Sesa solicita que os passageiros desses voos: Gol 2021 de 19/07/2021; Latam 3383 de 20/07/2021; e Azul 4763 de 21/07/2021, procurem imediatamente o Governo para a realização de testagem e monitoramento da variante no estado.

“Os casos foram detectados por meio do Centro de Testagem do Viajante do Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza. Esses passageiros realizaram teste de antígeno inicialmente, com resultado positivo. Posteriormente as amostras foram encaminhadas ao LACEN/Ce, para realização de RT-PCR confirmando o resultado positivo. Foi enviado uma alíquota dessa amostra ao Hemoce, para a realização do teste de inferência e preparação para sequenciamento”, informou a nota emitida pela Sesa

Como contactar a Sesa?

Os passageiros devem buscar contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelo telefone: (85) 98724-0455, das 9h às 17 h, ou comparecer para realização do exame RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

Além da testagem, o órgão recomenda que todas as pessoas provenientes desses voos realizem quarentena de 14 dias. Reveja os voos que tiveram casos confirmados da nova variante.

  • Gol 2021 de 19/07/2021;
  • Latam 3383 de 20/07/2021;
  • Azul 4763 de 21/07/2021.

Segundo a nota Técnica da Vigilância Genômica no estado as ações da pasta para a contenção da nova variante será:

 – Ampliação das testagens do CT do Aeroporto de passageiros oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, para 20%;

– Solicitar aos passageiros que estiveram no mesmo voo de algum dos pacientes acima, que procurem ao Lacen para coleta de rt-PCR, bem como os contactantes domiciliares sintomáticos;

– Monitoramento dos casos positivos e contatos junto às vigilâncias das ADS e municípios;

– Intensificação do monitoramento de novas variantes no Estado.

O que é a variante Delta?

É uma variante do coronavírus que, segundo a OMS, é mais transmissível que outras já identificadas. Ela tem potencial para se tornar dominante no mundo nos próximos meses. A variante Delta já foi identificada em pelo menos 12 estados do Brasil, se tornando uma grande preocupação para os governantes com a vacinação ocorrendo ainda de forma lenta no país.

Foto: Divulgação/Agência Brasil