AMC promove curso gratuito para motociclistas

21/07/2021 - Rochelle Nogueira

Movimentação pelas ruas de Fortaleza Data: 21.07.2021 Foto: Érika Fonseca

O Observatório Nacional de Segurança Viária publicou uma notícia no início deste ano, que entre as dez maiores cidades, Fortaleza é a segunda colocada com a taxa mais elevada de mortes no trânsito por 100 mil habitantes. Na análise, a situação dos motociclistas é ainda mais grave representando aproximadamente metade das vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito na região Nordeste.

Nesse contexto, Fortaleza vem implementando medidas e ações para prevenção de acidentes na cidade. Com o objetivo de reduzir ainda mais os números de colisões e mortes no trânsito, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), está promovendo um curso gratuito de pilotagem segura voltada aos motociclistas.

A partir desta quinta-feira, 22, os educadores da AMC farão uma captação de usuários de motocicletas que tenham interesse em participar do treinamento. A mobilização acontecerá no entorno do North Shopping Jóquei, no horário entre 10h e 12h.

Conforme o Relatório Anual de Segurança Viária, Fortaleza registrou em 2020 o menor número de mortes por acidentes de trânsito, uma redução de 49% em relação a 2004.

Como posso participar?

Os interessados devem se inscrever pelo site do órgão 💻 https://amctransito.com.br/ou pelo aplicativo AMC Trânsito.

Sobre o curso

O curso de Pilotagem Segura é gratuito e tem carga horária de três horas. A capacitação acontece na sede da AMC e será dividida em dois momentos com aulas teóricas e práticas. Os motociclistas que concluírem o curso terão direito a um certificado.

O objetivo é aprimorar técnicas de pilotagem e desenvolver habilidades na condução segura da motocicleta para enfrentar qualquer situação no trânsito. Legislação, mecânica aplicada e noções de direção defensiva serão alguns dos módulos estudados.

A Autarquia Municipal de Trânsito evidencia que a educação é um dos caminhos para aumentar a segurança viária na cidade.

Saiba Mais:

Com o intuito de torná-la cada vez mais segura em sua malha viária urbana, ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, reflete em uma diminuição nos números de acidentes e óbitos, mas que ainda necessita da colaboração dos motoristas no cumprimento das leis de trânsito. Dentre os 98 óbitos registrados no primeiro semestre deste ano em Fortaleza, 52% eram usuários de veículos motorizados de duas rodas.

Sarto entrega Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito;
Fortaleza assina carta de compromisso para redução de mortes no trânsito e apresenta novo projeto de segurança viária para o Centro;
Média de acidentes com mortes cai 67% após readequação de velocidade em vias de Fortaleza;
Av. Bernardo Manuel terá novo limite de velocidade.

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca