Câmara celebra um ano do lançamento do livro ‘Coronavírus não sai do meu pensamento, e agora?’

22/06/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O material, durante esse período de pandemia, têm auxiliado pais e mães a entender melhor o que se passa na cabeça dos seus filhos.

O livro o “Coronavírus não sai do meu pensamento, e agora? Difusor de esperança em tempos difíceis”, celebra um ano de lançamento nesta quarta-feira, dia 23 de junho. A edição, de autoria da enfermeira Ana Paula Brandão; da psicóloga Kaliny Oliveira e da psiquiatra Gardênia Amorim, teve o apoio da Câmara Municipal de Fortaleza para sua publicação. O presidente Antônio Henrique considera o livro fundamental, “pois faz com que a sociedade pense na saúde mental das crianças nesse período desafiador em que vivemos,” disse.

Ele pontua que o material, durante esse período de pandemia, têm auxiliado pais e mães a entender melhor o que se passa na cabeça dos seus filhos, além de apresentar caminhos para ajudá-los, a falar sobre o que sentem, lidar com seus medos e buscar alternativas para enfrentar as dificuldades. Destaca, ainda, que o livro traz formas de trabalhar de maneira lúdica os pensamentos e as emoções das crianças ajudando-as e compreender o momento e construir pensamentos saudáveis.

Segundo Kaliny Oliveira, mestranda em Saúde da Criança pela UFC, a pandemia da covid-19 trouxe impactos na saúde mental das crianças com modificações no âmbito psicossocial e do desenvolvimento infantil. “Foram significativas as mudanças estruturais em suas vidas. Tivemos o fechamento das escolas; elas deixaram de visitar familiares e amigos; foram retiradas dos ambientes socializadores; houve suspensão das atividades de lazer; atividades extras e físicas e os cuidados com higiene e limpeza foram assustadores. Nessa maré de incertezas, com perdas e isolamento social prolongado provocou nos pequenos reações emocionais e psicológicas nunca vivenciadas”, observa.

Pontua que foi a partir desse contexto de incertezas e adoecimentos que surgiu a ideia de produzir um material que pudesse contribuir com a saúde mental dos pequenos. “E então surgiu o vilão mais temido das crianças: o mauvid-19”, frisa. Segundo ela, o livro tem qualificado o atendimento de crianças com alterações comportamentais, ansiedade e transtornos psiquiátricos na atenção primária e secundária na saúde pública.

Ressalta que o recurso terapêutico orienta pais, cuidadores, educadores e profissionais a lidarem com as emoções, pensamentos e comportamentos precipitado pela pandemia da covid-19. “Nessa abordagem, convidamos infantes a lidarem com o momento de forma lúdica, promovendo evoluções nas crianças acompanhadas pelo Projeto Mauvid-19 no CAPS Infantil Maria Ileuda Verçosa SR VI, espalhando esperança por onde passa, acolhendo e ressignificando a infância nesse momento tão desafiador” salienta.

Para Kaliny a obra chegou criando oportunidades na assistência em saúde mental infantil, e é usada diariamente em atendimentos no CAPS Infantil e em atividades realizadas conjuntamente com as Universidades, habilitando e qualificando as práticas multidisciplinares dos profissionais de saúde da rede municipal de Fortaleza. “O recurso tem sido utilizado em atendimentos individuais, oficinas terapêuticas, salas de espera, pequenos grupos, educação, prevenção e promoção de saúde.  Com o livro tivemos a oportunidade de oferecer atendimento diferenciado à população, com postura humanizada e acolhedora. Agradecemos a Câmara e o presidente Antônio Henrique pelo apoio a esse projeto que tem feito muita diferença na vida das nossas crianças”, concluiu.

Clique aqui e baixe a versão digital do livro “O coronavírus não sai do meu pensamento. E agora?”.